A esgana canina tem cura? Saiba mais e como prevenir

A esgana canina (conhecida como cinomose no Brasil) é uma das viroses mais comuns entre os cães, especialmente entre os 3 e os 6 meses de idade. Infelizmente, também é altamente contagiosa e pode ser fatal. Mas então, o que pode fazer para tratar e prevenir a esgana canina?

A esgana canina tem cura?

Ainda não existe nenhum tratamento específico para a esgana, portanto a esgana canina não tem cura. A doença tem uma taxa de mortalidade alta (50% na fase intermédia) e tudo depende do sistema imunitário do seu cão. Os tratamentos só podem aliviar os sintomas e consistem em terapias de suporte para diminuir a dor, ajudar a respirar melhor e repôr fluidos. 

Qual é a melhor prevenção para a esgana canina?

Apesar de não existir tratamento para a esgana canina, há uma vacina para prevenir a esgana canina nos cães. A vacinação pode começar logo às 6 semanas de idade e o corpo começa a formar defesas logo 3 dias depois. Se acabou de adoptar um cão, procure um veterinário para manter o plano de vacinação sempre em dia.

Se tem mais de um cão em casa, lembre-se que a esgana se transmite através da saliva, urina, fezes e secreções respiratórias. Por isso, se tem um cão infectado, deve isolá-lo numa zona da casa e garantir que os seus cães não fazem todos as necessidades no mesmo sítio. Além disso, isolar o seu cão evita que se contagie com outras infecções enquanto está vulnerável.

Quais são os sintomas da esgana canina?

A esgana evolui de forma muito rápida e os sintomas podem escalar de forma fulminante. Os primeiros sintomas costumam ser febre, corrimento ocular e nasal, anorexia e tosse. 

Mais tarde, durante a fase intermédia da doença, os sintomas variam consoante as zonas do corpo por onde o vírus se está a disseminar. Pode notar fezes com sangue se estiver a afectar o sistema digestivo, sinais neurológicos (convulsões, por exemplo) se chegar ao sistema nervoso central, o nariz pode parecer mais espesso, etc. Será impossível ignorar os sintomas e deve procurar assistência veterinária para dar suporte ao seu melhor amigo imediatamente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s