Está a pensar aprender um idioma sozinho? Aprender uma língua sozinho, como Inglês ou Francês, pode ser um desafio. Mas também é uma oportunidade de conhecer e explorar outras culturas! Por isso, hoje damos-lhe algumas dicas para aprender uma língua sozinho… e explicamos o que pode correr mal!
Como aprender um idioma sozinho?
Se está mesmo decidido a aprender um idioma sozinho, precisa de vocabulário, de treinar a sua pronúncia e de habituar a diferentes sotaques dos nativos. Aqui vão algumas dicas:
- Use todos os recursos à sua disposição: há muitos recursos disponíveis para aprender uma língua sozinho, desde aplicações para o telemóvel, cursos grátis, podcasts, vídeos no Youtube e até dicionários de pronunciação.
- Veja filmes ou séries e ouça música: uma das formas mais divertidas de expandir o seu vocabulário é prestar atenção às letras de músicas ou ver séries e filmes com legendas na língua original.
- Pratique regularmente: para aprender uma língua sozinho, precisa de praticar, praticar, praticar. Por isso, tente encontrar outras pessoas que estejam a aprender o mesmo idioma ou nativos que vivam na sua cidade.
- Obrigue-se a pensar nessa língua: durante o seu dia a dia, pense “como é que eu diria isto em…?” e obrigue o seu cérebro a formar frases noutra língua. Aos poucos, vai-se tornar natural e não uma tradução.
O que pode correr mal ao tentar aprender uma língua sozinho?
Embora aprender um idioma por conta própria possa ser extremamente gratificante, também pode correr mal. Estes são os riscos de aprender um idioma sem qualquer tipo de ajuda:
- Falta de estrutura: sem um professor ou um currículo definido, pode ser difícil manter uma estrutura consistente. Há uma lógica que deve seguir para aprender a gramática, e sem essa estrutura há coisas que ficam perdidas, especialmente em idiomas muito diferentes do Português.
- Dificuldade em praticar a oralidade: é mais fácil praticar a fala quando está a ter aulas em turma. Além disso, sem ninguém para corrigir o seu sotaque, pode memorizar a pronúncia incorrecta. Se trabalhar com um professor não só tem alguém com quem falar, mas também quem corrija os seus erros.
- Falta de oportunidades para praticar: aprender a falar um idioma requer prática e feedback constante. Mas, quando tenta fazer tudo sozinho, pode ser difícil encontrar oportunidades para praticar a língua de forma regular. Portanto, procure sempre grupos para conversar!
- Pouca motivação: sem o “compromisso” de ir às aulas ou um professor, é possível perder a motivação ao longo do tempo. Para evitar desistir, defina metas claras, celebre pequenas conquistas e encontre maneiras de manter a motivação alta.
Se mesmo assim insiste em aprender sozinho, lembre-se de que a consistência e a prática regular são fundamentais. No caso de ter dúvidas sobre a gramática, ou de sentir que não está a evoluir, procure um tutor online. Na Fixando, encontra professores excelentes para aulas de línguas, incluindo Inglês, Francês, Espanhol, Alemão, Coreano, Italiano, Japonês, Mandarim e Árabe.
