Se não sabe, não invente: curar a ansiedade e a depressão em casa

Todos conhecemos alguém que sofre de ansiedade, de depressão ou de algum tipo de fobia. Talvez nós sejamos essa pessoa. No entanto, é importante perceber que não é uma coisa que “vai passar por si”. Hoje, chamamos a sua atenção para os perigos de tentar gerir a sua saúde mental sozinho.

Qual o risco de tentar curar uma depressão ou ansiedade sozinho?

Diagnóstico errado: sem uma orientação profissional, pode ser difícil avaliar e diagnosticar com precisão problemas de saúde mental, especialmente em causa própria! O autodiagnóstico baseado na informação que encontra online pode ser incorrecto.

Tratamento eficaz: embora haja muita informação online, é preciso um treino especializado para guiar os tratamentos, nomeadamente quando se trata de terapia cognitivo-comportamental. Por isso, mesmo com todos os recursos que encontra, tratar a ansiedade ou a depressão em casa pode ser ineficaz.

Automedicação: um dos perigos do autodiagnóstico, e de tentar fazer o tratamento em casa, é automedicação. Só porque um determinado calmante, o CBD ou uma técnica de meditação funcionou para um conhecido, não significa que funcione para si.

Intervenção tardia: ao adiar a consulta com um especialista, o mais provável é que o problema só continue a piorar, assim numa espécie de efeito “bola de neve”. À medida que os sintomas se intensificam, têm um impacto cada vez maior na sua vida pessoal e é mais difícil recuperar.

Falta de medicação: enquanto algumas pessoas se automedicam, outras fazem o contrário. Por isso, se tiver uma depressão mais grave, transtorno bipolar ou outros problemas que causem ideação suicida, a falta de medicação pode pôr em risco a sua segurança. 

Isolamento social: os seus problemas de saúde mental afectam a sua vida social. A maioria das pessoas acabam por se querer isolar do mundo, o que acentua mais os seus sintomas. Pelo contrário, ter um espaço seguro, onde encontra empatia, é fundamental para o seu bem-estar.

Sobrecarga emocional intensa: lidar com desafios de saúde mental é emocionalmente desgastante. Tentar curar a ansiedade ou a depressão sozinho pode levar a uma sensação de sobrecarga (“não aguento mais”) e esgotamento emocional, porque a determinada altura já não sabe o que fazer.

Porquê procurar um psicólogo?

É importante lembrar que procurar ajuda profissional não implica fraqueza, mas sim um passo pró-ativo em direção a um melhor bem-estar mental. Os profissionais de saúde mental fazem um diagnóstico apropriado, sugerem um tratamento personalizado e dão apoio durante todo o processo.

Isso não só elimina grande parte dos riscos que mencionamos acima, como aumenta a probabilidade do tratamento ser bem sucedido. Por isso, se tem sintomas de ansiedade, depressão ou de outro problema de saúde mental, procure um psicólogo. Pode até encontrar psicólogos online, para nem ter de sair de casa! Se não sabe, não invente… nem arranje desculpas.

Deixe um comentário