Fechou a porta de casa com a chave lá dentro? Esqueceu-se da chave em casa? Se ficou trancado fora de casa, é normal que os primeiros momentos sejam de pânico. Como é que vai entrar em casa agora? Calma, porque há vários métodos para abrir a porta se se esqueceu da chave dentro de casa. Vamos ver 6 métodos para abrir a porta de casa sem a arrombar e como evitar este problema no futuro.
Radiografia
O método para abrir portas por excelência. Se deu uma corrente de ar e fechou a porta, se fechou a porta sem querer com as chaves lá dentro… Em todos estes casos, a porta fica fechada só com o trinco. Portanto, uma radiografia cabe perfeitamente entre a porta e a fechadura. Depois, como é um material forte e resistente, consegue fazer pressão suficiente para puxar o trinco para dentro e voltar a abrir. Este método é tão eficaz que até os profissionais têm radiografias sempre à mão.
Cartão multibanco
Uma alternativa às radiografias é usar um cartão multibanco. No entanto, devemos dizer que o mais provável é não conseguir abrir a porta e danificar a banda magnética do cartão, portanto com esta invenção só arranja mais um problema. Se quiser mesmo tentar, então use cartões de materiais semelhantes mas ligeiramente menos importantes: o cartão de cliente da lavandaria self-service, o cartão da biblioteca municipal, um antigo cartão de estudante… Veja bem o que tem na sua carteira.
Plástico e tampas de caixas de gelado
Como hoje em dia já quase não se imprimem radiografias – as clínicas só dão uma cópia digital ao doente – há sempre mentes criativas para encontrar alternativas. Uma das alternativas que mais circula pelos fóruns online são as tampas de caixas de gelado e garrafas de plástico cortadas. A ideia é lubrificar o plástico para que deslize melhor e depois fazer pressão para abrir o trinco (pode ver aqui um vídeo explicativo). Funciona? Nós nunca experimentámos.
Dar a cópia alguém
A solução mais fácil para não ficar fechado fora de casa, e se calhar a mais inteligente, é deixar uma cópia das chaves com um familiar ou amigo que viva numa zona próxima. Em alternativa, também pode deixar uma cópia das chaves no seu local de trabalho (por exemplo, num cacifo). Assim, se ficar fechado em casa, só tem de telefonar à pessoa que ficou com a cópia e pode entrar em casa tranquilamente, sem partir vidros, arrombar portas ou chamar os bombeiros.
Contrate um profissional
Há muitos serralheiros e chaveiros que têm piquetes 24 horas. Será porque as pessoas preferem trocar a chave às 2 da manhã? Claro que não. É porque ficar fechado fora de casa é muito comum! Se chamar um piquete, um especialista em abrir fechaduras vai até sua casa em poucos minutos para tentar abrir a porta com ferramentas próprias. E, assim, não tem de arrombar a porta nem partir vidros para entrar.
Se a porta estiver fechada só com o trinco, que é o mais normal nestes casos, é 100% garantido que um piquete de abertura de portas dá conta do recado em poucos minutos. Se alguém tiver fechado a porta, há kits de ‘lock picking’ que os profissionais podem usar para abrir a porta sem ter de a arrombar. Mesmo assim, são capazes de abrir quase todo o tipo de fechaduras… até é assustador pensar o quão fácil é abrir a fechadura do porta.
Chamar os bombeiros
Atenção: este deve ser mesmo o último recurso. Mas, se tudo o resto falhou, chame os bombeiros para arrombar a porta. Quando chama os bombeiros para arrombar a porta, eles vão querer que a PSP também esteja presente e pode ter de fazer prova que o imóvel é seu ou que é o legítimo arrendatário. Além disso, a PSP cobra 15€ por hora nestas situações. O valor cobrado pelos bombeiros varia de corporação para corporação, mas no Porto arrombar uma porta custa 100€.
