Não sabe, não invente: como fazer mudanças de casa

Não faltam por aí histórias de terror sobre mudanças de casa. Coisas que ficam perdidas no transporte, roubos, relíquias de família que se partiram, e por aí em diante. Por isso, se vai mudar de casa, talvez esteja a pensar não contratar uma empresa de mudanças.

Mas será boa ideia? Em primeiro lugar, para levar tudo no carro vai ter de fazer dezenas de viagens de um lado para o outro. Por isso, em vez de fazer a mudança em 1-2 dias, vai demorar semanas. Tem de tirar férias para mudar de casa!

Além disso, os móveis grandes podem nem sequer caber na mala. Vai conduzir de mala aberta e arriscar a que caia tudo pela estrada? Ao chegar à nova casa, vai carregar tudo sozinho? De certeza que as suas costas vão agradecer o esforço.

Conclusão: na nossa opinião, o melhor é contratar uma empresa de mudanças. No entanto, é verdade que precisa de ter alguns cuidados para que tudo corra bem. Então, reunimos algumas dicas de como organizar uma mudança de casa.

Como mudar de casa tranquilamente: 12 dias para fazer a mudança de casa

  • Verifique as avaliações da empresa. Para mudar de casa, tem de encontrar uma transportadora de confiança. Por isso, antes de decidir a transportadora, verifique todas as avaliações da empresa online. 
  • Não deixe para a última. Se esperar muito tempo para contratar uma empresa de mudanças, é provável que as empresas com melhor reputação não tenham disponibilidade. Por isso, não adie: procure uma empresa e reserve já. 
  • Contrate mão-de-obra. Algumas empresas de mudanças só prestam o serviço de transporte. Mas, se tem móveis pesados, contrate mão-de-obra para ajudar a carregar os móveis até à casa. Não tente fazer tudo sozinho! 
  • Inspecione bem o elevador. Acha que vai cair tudo no elevador? Ou vai ser preciso levar tudo pelas escadas? Será preciso contratar um carro com grua e plataforma? É melhor pensar em tudo com antecedência para evitar surpresas. 
  • Procure ajuda para desmontar móveis. Uma das partes mais difíceis de mudar de casa é levar o mobiliário. Mas, para se manterem em bom estado, tem de ter cuidado a desmontar! Se for preciso, contrate um especialista. 
  • Compre material para embalar. Não basta colocar tudo em caixas! Para ter a certeza que nada se estraga durante a mudança, compre material para embalar os seus pertences e colocar à volta das caixas.
  • Identifique cada caixa. Para ser mais fácil encontrar tudo o que precisa, o melhor é identificar o que há em cada caixa, por exemplo “utensílios de cozinha”, “roupas de inverno”, etc. Se preferir, pode usar só um esquema de cores.
  • Coloque os móveis maiores e mais pesados primeiro. Para aproveitar ao máximo o espaço dentro da carrinha de mudanças, coloque os móveis maiores e mais pesados no fundo e depois vá equilibrando as coisas umas em cima das outras.
  • Arrume primeiro o que não precisa. No dia da mudança, já tem de estar tudo pronto para carregar! Comece por empacotar as coisas que usa menos e deixe só o essencial que usa todos os dias para a última hora. 
  • Leve os seus pertences mais valiosos consigo. Mesmo que tenha confiança na transportadora, é melhor não arriscar. Leve aquelas coisas que não quer mesmo perder e os seus pertences mais valiosos (joalharia, computadores, etc) consigo.
  • Prepare uma mochila de emergência. Outra dica muito boa para quem vai mudar de casa é preparar uma mochila de emergência com uma muda de roupa, medicação essencial e documentos. 
  • Planeie onde deixar filhos e animais de estimação. Outro cuidado que precisa de ter antes do dia grande dia da mudança é planear onde deixar os seus filhos e os animais de estimação até ter tudo na nova morada!

Se não conhece nenhuma empresa de mudanças perto de si, na Fixando pode encontrar empresas de mudanças locais e empresas de mudanças longas. Com calma, tempo e organização, tudo se resolve!

Deixe um comentário