Não sabe, não invente: pedir crédito habitação
Se está a pensar comprar casa, é provável que precise de fazer um crédito habitação. Mas, por mais que lhe digam que basta ir aos sites dos bancos e pedir uma simulação… será que é só mesmo isso? Se não sabe, não invente: fique a perceber como é que os intermediários de créditos trabalham e porque é que um mediador pode conseguir uma prestação do crédito habitação mais baixa.
Vale a pena falar com um intermediário de crédito?
Quem está à procura de um crédito habitação já fez esta pergunta a si próprio. “Vale a pena falar com um intermediário de crédito?” “Será que o intermediário me vai tentar vender 2 ou 3 bancos com quem trabalha e perco outras oportunidades?” “Qual é a diferença entre ir eu mesmo ao banco ou falar com um intermediário de crédito?” “Como é que sei se um intermediário é de confiança?”
Vamos por partes. Em primeiro lugar, vá ao Banco de Portugal e confirme se o intermediário de crédito com quem está a falar é mesmo um intermediário de crédito autorizado pelo Banco de Portugal. Depois, lembre-se que o trabalho do intermediário de crédito não é vender os seus dados pessoais! O interesse do intermediário é conseguir-lhe um crédito, mesmo que tenha rendimentos baixos.
Agora que esclarecemos esses dois pontos, é importante perceber como trabalha um intermediário de crédito. É verdade que a maioria dos intermediários de crédito só tem acordo com um determinado número de bancos. Mas, como têm uma boa relação comercial com esses bancos, vão negociar um crédito habitação com melhores condições do que lhe proporiam ao balcão.
Além disso, lembre-se que nada o obriga a aceitar a proposta do intermediário de crédito. Os serviços dos intermediários de crédito são gratuitos para si, porque são os bancos que lhes pagam uma comissão. Por isso, não tem nada a perder ao contactar um mediador. Procure um intermediário de crédito, olhe bem para as propostas que tem para si, e tire as suas conclusões.
Um intermediário de crédito não se limita a negociar o crédito habitação
Sabe o que é o spread? Sabe o que é a Euribor? Conhece as previsões da Euribor para os próximos anos? Domina siglas como TAN, TAEG e MTIC? Se tudo isto é confuso para si, mais um motivo para não inventar. Um intermediário de crédito não se limita a procurar e negociar um crédito habitação para si, o que lhe poupa tempo e dinheiro. Um mediador também é um consultor.
Por isso, ao trabalhar com um intermediário, pode esclarecer todas as dúvidas e perceber as implicações de cada contrato. Ao contactar o banco por sua conta, pode acabar por aceitar condições que não são vantajosas para a sua família a longo prazo. Se não se sente confortável para comparar propostas de crédito de diferentes bancos, contacte um especialista para tirar dúvidas.
Resumindo: se está a pensar em fazer um crédito habitação, não perde nada em falar com intermediário de crédito. Os serviços dos intermediários são gratuitos para si. Na melhor das hipóteses, consegue condições mais interessantes do que se fosse ao banco por sua conta. Na pior, não consegue uma proposta melhor do que a que já tem e fica com a certeza que fez tudo o possível para ter o crédito habitação mais baixo.
Fazer um crédito habitação é uma das decisões mais importantes da sua vida financeira e vai ter impacto na sua vida durante décadas. Por isso, se não sabe, não invente: encontre um mediador da sua confiança e tome a decisão que mais beneficia a sua família a longo prazo! Pode encontrar aqui um intermediário de crédito na sua cidade ou contratar a Flipai, que é um intermediário de crédito 100% online.
