Comer mais leguminosas, como feijão, grão ou lentilhas traz uma série de benefícios à sua saúde. As leguminosas são ricas em fibra, vitaminas, ferro e ácido fólico, além de ser uma excelente fonte de proteína vegetal. No entanto, muitas pessoas evitam comer feijão por causa do mau-estar intestinal. Por isso, hoje vamos explicar como cozinhar o feijão sem ficar com desconforto.
1. Retirar a casca ao feijão
O primeiro passo para cozinhar o feijão é retirar a casca. Coloque o feijão numa bacia com água fria e esfregue os grãos com a palma das mãos. A casca do feijão vai começar a sair. Continue a mexer até a maioria dos feijões estarem sem casca. Depois, deite fora a água e faça a demolha do feijão.
2. Faça a demolha do feijão
Antes de cozinhar o feijão, é essencial passar pela etapa de demolha. Demolhar o feijão não só reduz o tempo de cozedura, como também ajuda a eliminar os fitatos (conhecidos como “antinutrientes”). Desta forma, os nutrientes do feijão ficam mais biodisponíveis e o nosso corpo consegue absorvê-los melhor.
Comece por lavar o feijão em água corrente para remover impurezas. Depois, coloque o feijão numa bacia e cubra com água. Convém deixar o feijão de molho 10 a 12 horas e trocar a água fria pela menos duas vezes. No fim, deite fora a água da demolha e passe os feijões por água corrente.
3. Use alga kombu para melhorar a digestibilidade
Para facilitar a digestão das leguminosas, recomendamos que coza o feijão com alga kombu. A alga kombu contém enzimas raras que são capazes de decompor as fibras que os nossos intestinos não conseguem digerir (e que nos causam gases). Basta adicionar uma tira de alga kombu a uma panela de leguminosas.
4. Adicione temperos que ajudam a digerir o feijão
Contudo, a alga kombu não é a única coisa que pode adicionar à água de demolha ou cozedura. Há vários temperos que não só deixam o feijão mais saboroso como também mais “digerível”: o gengibre, a hortelã, o louro e os orégãos são opções excelentes para adicionar sabor e, ao mesmo tempo, facilitar a digestão.
O gengibre, por exemplo, tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda na digestão, enquanto a hortelã evita as cólicas e o desconforto abdominal. O louro contribui com aromas intensos, e os orégãos adicionam um toque mediterrâneo, além de terem propriedades antioxidantes.
Comece finalmente a comer mais feijão!
Cozinhar feijão pode parecer simples, mas os detalhes fazem toda a diferença quando se trata de maximizar os seus benefícios nutricionais e facilitar a digestão. Por isso, se está a tentar incluir mais feijão na sua alimentação, não invente. Use as dicas que damos acima para demolhar e cozer o feijão.
Desde o processo de demolha até à adição de temperos cuidadosamente selecionados, cada passo contribui para uma refeição mais saudável, mais saborosa e mais nutritiva. Além disso, recomendamos que vá inserindo leguminosas na sua alimentação passo a passo, para ir habituando o seu sistema digestivo.
Se gostava de ter uma alimentação mais plant-based e quer começar a introduzir mais leguminosas na sua alimentação, fale com um nutricionista. Encontre aqui nutricionistas no Porto e nutricionistas em Lisboa para fazer a transição para uma alimentação de base vegetal ou simplesmente diminuir o consumo de carne.
