Não sabe, não invente: instalar candeeiros

Vai mudar de casa? Fez obras? Talvez esteja tentado em não gastar mais dinheiro a mandar instalar os candeeiros. Mas será que instalar candeeiros é assim tão fácil?

Como instalar candeeiros de teto?

Como sempre, quando mexe com eletricidade, nada é tão fácil como parece. Em primeiro lugar, tudo depende da instalação. Se for uma instalação antiga, daquelas em que os fios elétricos saem do teto, é preciso alguém que saiba como ligar os conectores elétricos. Nas construções novas, os candeeiros de teto devem ter um terminal especial (conhecido como DCL) que elimina a necessidade de ter um casquilho. 

Mas isso é só a parte técnica. Ainda há uma parte física, que se prende com a instalação e a fixação do candeeiro em si. Primeiro, tem de furar o teto com uma broca de betão com o mesmo diâmetro da bucha. O tipo de fixação pode ser por basculamento, afastamento das aletas ou expansão do corpo da bucha. E se isto já soa a grega para si… talvez seja o primeiro sinal de que precisa de contratar um profissional.

Fixar candeeiros ao teto

No caso das caixas DCL, a instalação varia consoante se trata de um teto maciço ou de teto falso. Num teto maciço, tem de selar a caixa com gesso e depois apertar a haste roscada. No caso de ser um teto falso, tem de apertar os parafusos para bloquear a caixa. Por isso, repetimos mais uma vez: se não sabe, é melhor não inventar. Ou quer que o candeeiro caia do teto?

Depois há outros fatores que influenciam a dificuldade de instalar o candeeiro. A maioria dos candeeiros à venda nas lojas de decoração modernas são relativamente leves. No entanto, se quer instalar um candeeiro de cristal mais pesado e com vários pontos de luz, podem até ser precisas duas pessoas para fazer a instalação. 

Instalar candeeiros vintage

Finalmente, há o caso dos candeeiros vintage. Não há dúvida que um candeeiro vintage pode trazer outro charme à sua sala ou até ao quarto, mas nem sempre um bom achado vintage está pronto a usar. Se comprou um candeeiro antigo, convém que um profissional veja o candeeiro e refaça as ligações eléctricas, para garantir que são seguras.  

É possível restaurar todo o tipo de iluminação vintage, desde os candeeiros aos sinais publicitários luminosos. Por isso, se encontrou o candeeiro perfeito numa feira ou numa loja de antiguidades, procure um eletricista que possa fazer o restauro. Não só é a melhor opção para o ambiente, como também é uma ideia incrível para ter uma decoração única!

Se não sabe, não invente 

Em resumo: instalar candeeiros não é uma tarefa tão fácil como parece. Em primeiro lugar, precisa de conhecimentos específicos de eletricidade, especialmente quando se trata de uma instalação antiga. Em segundo lugar, precisa de ferramentas próprias para furar o teto e fixar os candeeiros de modo seguro. E, em terceiro lugar, há candeeiros mais pesados e mais complexos cujas ligações precisam de ser refeitas. 

Se precisa de eletricistas, conte com a Fixando para encontrar eletricistas no Porto, eletricistas em Lisboa e profissionais qualificados em todo o país. Depois de recebermos o seu pedido, vai ser contactado pelos especialistas selecionados pela nossa plataforma e pode discutir um orçamento. Há vários fatores que podem influenciar o preço da instalação de candeeiros, incluindo a distância, a região do país e a complexidade do trabalho, claro.

Mas nada como comparar orçamentos! Na nossa plataforma pode receber até 5 orçamentos gratuitos para encontrar a melhor relação preço/qualidade e instalar os seus novos candeeiros rápido. Boa sorte com as mudanças e já sabe – se existe, está na Fixando! Conte connosco para encontrar todo o tipo de profissionais que precisa para a sua casa, desde remodelações totais até pequenos arranjos. 

Deixe um comentário