Qual é a diferença entre fotografia analógica e fotografia digital?

Nos últimos anos, a fotografia analógica fez um verdadeiro comeback. Há cada vez mais pessoas que se interessam pelas fotografias analógicas! Alguns leigos acham que é só nostalgia, mas as fotografias analógicas, assim como o vinil, têm características muito diferentes do que estamos habituados nos formatos digitais. Por isso, vamos perceber melhor qual é a diferença entre a fotografia analógica e a fotografia digital. 

Como funciona a fotografia analógica?

A fotografia analógica utiliza os tradicionais rolos de fotografia, que depois é preciso revelar. Há vários tipos de rolo, com diferentes níveis de ISO. O ISO é a sensibilidade do rolo à luz, sendo que os rolos com ISO mais alto (ISO 800) são mais indicados para ambientes escuros e os rolos com ISO mais baixo (ISO 100), são mais apropriados para locais com muita luz. 

Depois, só consegue ver o resultado das fotos ao revelar os negativos. Revelar as fotos envolve a exposição do rolo à luz, que cria uma imagem. A seguir, esse rolo tem de passar pelo processo de revelação, em que se utilizam produtos químicos para fixar a imagem. A maioria das pessoas não sabe como revelar as fotografias em casa, por isso é preciso ir a um fotógrafo.

E se antigamente se podia revelar as fotografias praticamente em qualquer fotógrafo – nos anos 90 era comum vermos anúncios sobre a “revelação rápida em 30 minutos” e outras coisas do género – hoje em dia há poucos sítios onde relevar fotografias e comprar rolos. Em algumas cidades mais pequenas, pode já nem haver nenhum fotógrafo que revele rolos de fotografia. Se calhar, tem de procurar fotógrafos no Porto ou fotógrafos em Lisboa.

Embora as máquinas fotográficas analógicas não captem imagem em HD, vai ver que as fotografias analógicas não ficam pixeladas e produzem cores que não se conseguem replicar num ecrã de computador. Além disso, os grãos de filme têm uma estética única (que alguns filtros de fotografia tentam imitar) que é intemporal. Basta ver que as fotografias da nossa infância continuam espectaculares! 

Como funciona a fotografia digital?

Por outro lado, a fotografia digital são as fotografias que tiramos com as câmaras digitais ou com os telemóveis. Aqui não é preciso rolo: são os sensores eletrónicos que captam as imagens e pode ajustar a abertura da lente consoante a luz. E também não tem de esperar para ver o resultado, porque as fotos ficam disponíveis imediatamente em formato digital. Correu mal? É só tentar repetir. Aliás, mesmo que não dê para repetir, há solução.

Ao fotografar em RAW, consegue corrigir posteriormente todos os problemas que as fotos possam ter com a ajuda de um editor de imagens, como o famoso Photoshop. Consegue ajustar o ângulo, o equilíbrio de brancos, a sobrexposição à luz, corrigir deformações da lente ou aberrações de cor. Além disso, também consegue intensificar as cores, aplicar filtros, cortar a foto, remover olhos vermelhos e muito mais. 

Quanto à impressão, pode imprimir as fotos em poucos minutos nas máquinas próprias para o efeito. Encontra esse tipo de máquinas em quase todos os fotógrafos e em várias lojas de centros comerciais. O problema é que aquilo que parece super definido no ecrã do seu telemóvel pode não ficar bem no papel. Por isso, se quer imprimir fotografias digitais, é aconselhável que sejam mesmo de câmara.

Fotografia digital vs fotografia analógica

Com a fotografia digital, consegue partilhar as imagens imediatamente com o mundo inteiro através de um site ou das redes sociais. Por outro lado, a fotografia analógica é uma tentativa, uma e uma só, que não pode ser editada. Cada fotografia guarda um momento único, com um charme e uma estética difíceis de replicar. Além disso, o resultado final depende completamente da capacidade do fotógrafo operar a câmara. 

Hoje em dia olhamos para filmes dos anos 80 e 90, gravados com as melhores câmaras de filmar da altura, e o resultado parece ultrapassado. Os nossos olhos habituaram-se a outra intensidade de cor, a outro tipo de definição… e estranhamos o antigo. É possível que o mesmo aconteça com as câmaras de fotografar atuais. Por isso, as fotografias analógicas, impressas e reveladas com processos tradicionais, são a forma que muita gente prefere para guardar memórias para o futuro. 

Deixe um comentário