Com o Inverno, muitos portugueses perguntam qual é a melhor forma de aquecer a casa por pouco dinheiro. A verdade é que não há nenhuma solução barata, porque tanto a eletricidade como o gás estão muito caros. Mas, para quem tem acesso a lenha, a lareira continua a ser uma opção económica e eficiente. A questão é, quão eficiente? Será que está a aproveitar a lareira ao máximo? Hoje explicamos a diferença entre um recuperador de calor e uma lareira aberta.
O que é uma lareira com recuperador de calor?
Em primeiro lugar, precisamos de explicar o que é uma lareira com recuperador de calor e como funciona. Por fora, uma lareira com recuperador de calor parece exatamente igual às outras. No entanto, é um sistema fechado com saídas de ar quente que permitem que o calor circule e chegue até outras divisões da casa.
Para instalar um recuperador de calor, convém já ter uma chaminé em sua casa. O resto do sistema terá de ser instalado por um profissional. É importante que alguém faça um estudo das diferentes seções e dos ângulos para garantir que o calor vai mesmo espalhar-se por toda a casa.
Relativamente ao combustível, os recuperadores de calor podem usar lenha, pellets ou etanol, tal como outras lareiras e salamadras. Todos são igualmente eficientes, por isso a escolha só depende da sua preferência e da facilidade com que arranja um ou outro combustível.
Quanto aos custos, pode ver aqui o preço de instalação de lareiras para ter uma ideia! Evidentemente, estes preços são baseados em projetos anteriores publicados na nossa plataforma. Se quer saber quanto custa um recuperador de calor, recomendamos que peça um orçamento a um especialista.
Principais diferenças entre a lareira com recuperador de calor e a lareira aberta
Resumimos as principais diferenças entre um recuperador de calor e a lareira aberta:
- Consumo de lenha
Algumas pessoas pensam que uma lareira com um recuperador de calor é uma maneira de aquecer a casa “com a mesma lenha”. Mas não! Na verdade, a lareira com recuperador de calor consome menos lareira do que uma lareira aberta, porque a lenha arde mais devagar.
Se estiver à procura de uma lareira com recuperador de calor, fique atento ao “rendimento”. Há lareiras com recuperador de calor super eficientes que usam 1.6 kg de lenha por hora, enquanto uma lareira aberta convencional pode chegar a queimar 12 kg de lenha!
- Odor e fumo em casa
É daquelas pessoas que gosta de ver um fogo a crepitar, mas não tolera do fumo em casa nem da roupa a cheirar fumo? Então, aqui também há uma grande diferença entre a lareira com recuperação de calor e a lareira aberta convencional.
Nas lareiras abertas, é inevitável que a sala fique com fumo. Por sua vez, o cheiro do fumo penetra completamente os tecidos, incluindo roupa, mantas e sofás. Por outro lado, na lareira com recuperador de calor não deve sentir qualquer aroma ou fumo em casa.
- Autonomia
Se tem uma lareira tradicional, tem de estar sempre atento ao fogo. De vez em quando precisa de juntar mais lenha, usar o fole, controlar o fogo, ajustar os galhos… Não convém ficar distraído nem por cinco minutos. Isso acontece porque a lenha arde muito rápido.
Pelo contrário, a combustão na lareira com recuperador de calor é mais lenta e o sistema é fechado. Por isso, o sistema é muito mais autónomo e não tem de estar sempre com atenção ao fogo. Há lareiras com recuperador de calor que podem funcionar até 20 horas sozinhas.
- Menos emissões de CO2
Queimar madeira liberta dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera. Como o recuperador de calor é mais eficiente e há menos perdas, liberta menos C02 do que a lareira aberta. Isto não representa um risco de segurança, mas influencia a qualidade do ar dentro de casa.
- Segurança/ Anti-incêndios
E por falar em segurança, não podemos deixar de tocar neste ponto! Com as lareiras abertas, basta que uma faúlha salte para pegar fogo a um sofá ou um tapete e causar um acidente doméstico. Por outro lado, as lareiras com recuperador de calor são bastante seguras se tiver a manutenção em dia. (Por falar nisso, não se esqueça de limpar a lareira pelo menos uma vez por ano.)
Mas guardamos o melhor para o fim! Se tem uma lareira aberta em casa, é possível fechá-la e instalar um recuperador de calor. Na Fixando encontra diversos profissionais habilitados a fazer esta alteração. A título de exemplo, clique aqui para encontrar um serviço de instalação de lareiras no Porto.
Resumindo: a principal diferença entre um recuperador de calor e uma lareira aberta é o rendimento. O recuperador de calor cria um ambiente controlado em que há menos perdas de calor e menos fumo. Além disso, pode usar diferentes tipos de combustíveis, por isso a nível económico também é uma opção tentadora.
