Qual é a diferença entre um painel solar e um painel fotovoltaico?

Se quer instalar uma fonte de energia renovável em sua casa, provavelmente escolheu os painéis solares. Mas, quando foi tentar comprar os painéis solares, de certeza que ouviu falar em vários tipos de painéis. Percebeu qual é a diferença entre um painel solar e o painel fotovoltaico?

A expressão “painel solar” é um termo genérico que pode se referir a qualquer tipo de painel projetado para capturar a energia do sol. Os painéis fotovoltaicos são um tipo específico de painel solar que converte a luz solar em eletricidade através de células fotovoltaicas.

Como funcionam os painéis fotovoltaicos?

Os painéis fotovoltaicos convertem a luz solar em eletricidade através do efeito fotovoltaico. As células fotovoltaicas são feitas de materiais semicondutores (como o silício, por exemplo), que absorvem completamente os fotões dos raios de luz. Ao absorver estes fotões, o material liberta eletrões.

Quando esses elétrons são forçados a mover-se numa direção específica, cria-se uma diferença de potencial dentro do painel. É essa diferença de potencial que vai criar uma corrente elétrica que depois flui no circuito elétrico ligado ao painel. Assim sendo, essa corrente pode alimentar dispositivos elétricos.

Isto de forma muito sucinta, claro!

Quais são os outros tipos de painéis solares, além dos fotovoltaicos?

Há vários tipos de painéis solares. Antigamente, os mais comuns eram os painéis solares térmicos. Estes painéis que capturam a energia solar para aquecimento de água, mas não geram eletricidade. Por isso, a sua utilização acaba por ser bastante mais limitada. 

Porque é que os painéis fotovoltaicos são mais caros do que outros painéis solares?

Os painéis solares fotovoltaicos costumam ser mais dispendiosos do que outros tipos de painéis solares. Isto deve-se ao facto de serem uma tecnologia mais avançada, que usa materiais semicondutores de alta qualidade, como o silício cristalino de que falámos acima. A propósito, veja aqui o preço dos painéis solares em Portugal. 

Atualmente a indústria dos semicondutores está a tentar usar materiais menos dispendiosos, que sejam fabricados a partir de elementos mais abundantes na Terra. No entanto, enquanto isto não acontecer, é provável que os materiais fotovoltaicos continuem a ser mais caros do que outras tecnologias.

Os painéis fotovoltaicos são mais eficientes do que os outros painéis solares?

Por outro lado, é preciso ver o lado positivo dos painéis fotovoltaicos. Apesar de serem mais dispendiosos, também têm uma elevada eficiência energética e até pode vender o excedente ao fornecedor de eletricidade! Por isso, consegue abater o seu investimento em painéis fotovoltaicos a médio prazo. 

Além disso, os painéis fotovoltaicos têm uma vida útil mais longa do que outros painéis solares. Os painéis solares fotovoltaicos, desde que tenham uma manutenção adequada, podem durar 25 a 30 anos, com uma perda de eficácia que não supera o 1% ao ano.

Quanto tempo demora a ter retorno do investimento em painéis fotovoltaicos?

Como já dissemos, pode ter o retorno do investimento em painéis fotovoltaicos a médio prazo, entre 5 a 10 anos, dependendo da eficiência do painel, da exposição solar da sua casa e do seu consumo habitual de eletricidade. Já para não falar que muitas vezes há incentivos fiscais e subsídios para ajudar a adquirir os painéis!

Quais são as condições ideias para instalar painéis solares fotovoltaicos?

O clima Português é ideal para a instalação de painéis solares. No entanto, esta tecnologia é ainda mais eficiente se a casa tiver uma orientação solar a Sul, se o telhado com inclinação entre os 15º e os 45º e for uma zona livre de sombras, sem edifícios ou árvores à volta. 

Resumindo: todos os painéis fotovoltaicos são painéis solares, mas nem todos os painéis solares são necessariamente painéis fotovoltaicos. No entanto, os painéis fotovoltaicos têm uma tecnologia avançada que os torna mais eficientes do que outros tipos de painéis solares. 

Portanto, embora os painéis fotovoltaicos tenham um preço mais elevado, pode conseguir o retorno do seu investimento em relativamente pouco tempo. Além disso, também acaba por melhorar a classificação energética da sua casa e a valorizar o imóvel. 
Se quer a opinião de um profissional, clique aqui para entrar em contacto com um profissional de instalação de painéis solares e marque uma visita técnica. Um profissional é a melhor pessoa para dizer qual é a capacidade ideal para os seus painéis e qual é a diferença entre um painel solar e um fotovoltaico na sua casa.

Deixe um comentário