Qual é a diferença entre marcenaria e carpintaria?

fixando-nova-categoria-chegou

Se está a fazer obras em casa, talvez já lhe tenham dito que precisa de um marceneiro. Mas sabe a diferença entre um marcenaria e carpintaria? O que faz um carpinteiro e o que faz um marceneiro? Quando é que tem de contratar cada um deles?

O que faz um carpinteiro?

Um carpinteiro executa os elementos de madeira de um edifício. Isso significa que constrói os elementos estruturais da casa que são em madeira, como as vigas, as escadas, o soalho e os rodapés. Por isso, encontramos carpinteiros a trabalhar não só na construção civil, mas também na indústria, na construção naval e em em televisão e cinema, para construir os cenários! 

Na verdade, a profissão de carpinteiro é das mais antigas do mundo – basta pensar que José, pai de Jesus, era carpinteiro. Antigamente havia muitos edifícios (casas, celeiros e até pontes) construídos em madeira, daqui que o trabalho dos carpinteiros era essencial. Aliás, era um ofício que exigia conhecimentos de geometria e uma grande precisão técnica, de modo a garantir a segurança dos edifícios e dos telhados.

No entanto, a evolução da construção faz com que haja cada vez menos casas com a estrutura em madeira. Por isso, muitos carpinteiros também se começaram a dedicar à construção de móveis, como roupeiros embutidos, algo que tradicionalmente era feito por marceneiros. Então, agora  é difícil perceber a diferença entre carpintaria e marcenaria ao procurar um carpinteiro!

O que faz um marceneiro?

Os marceneiros dedicam-se, sobretudo, a produzir móveis. A marcenaria é a arte de produzir objetos utilitários, como armários, cómodas ou camas. Além disso, também se dedicam à conservação e restauro de detalhes decorativos em madeira, algo que encontramos nas casas antigas. Há móveis antigos em madeira entalhada, assim como parapeitos, tectos e outros acabamentos de interior.

Podemos dizer que, normalmente, o trabalho do marceneiro era mais detalhado e artesanal do que o de carpinteiro. Fabricar móveis em madeira talhada, por exemplo, exigia uma grande atenção ao detalhe e demorava muito tempo. Contudo, hoje em dia, a maioria dos marceneiros já usam muitas máquinas no seu trabalho, o que torna menos artesanal. Além disso, as tendências de decoração são muito mais minimalistas!

Por curiosidade, o termo marcenaria vem da palavra francesa “menuiserie”, que se refere à arte de criar móveis e peças decorativas em madeira ou alumínio. Esta arte começou a ganhar força na Idade Média, quando as famílias mais ricas começaram a querer decorar as suas casas de forma mais distinta. Em Português, o ofício de marceneiro tem origem na profissão de moveleiro (alguém que faz móveis), uma diferenciação na área de carpintaria.  

Com que materiais trabalham os carpinteiros e os marceneiros?

A diferença entre marcenaria e carpintaria faz com que os carpinteiros e os marceneiros trabalhem com materiais muito diferentes. Enquanto os carpinteiros trabalham maioritariamente com madeira maciça de alta qualidade, que apresenta enorme resistência e durabilidade, os marceneiros trabalham mais com derivados da madeira. Isto acontece porque são mais económicos e também mais fáceis de manipular.

Os derivados de madeira mais comuns são as melaminas e os termolaminados, muito usados em cozinhas, assim como o MDF. Por isso, se quer fazer um roupeiro embutido, mudar a cozinha, fazer um móvel à medida para a entrada de casa, um quarto-estúdio, um armário para a despensa ou outra alteração no interior, o que precisa é de um marceneiro e não de um carpinteiro.

Como contratar carpinteiros e marceneiros?

Obviamente, na Fixando encontra profissionais de carpintaria e marcenaria. Para ter a certeza que contrata o profissional certo, só tem de responder às perguntas que temos para si na página de carpintaria geral. Diga-nos que tipo de trabalho pretende (mobília, prateleiras, varanda, alpendre, porta, janelas, escadas ou outros) e depois acrescente mais alguns detalhes sobre o serviço na pergunta de resposta aberta.

Em termos de preços, é impossível indicar a diferença entre marcenaria e carpintaria. O preço final do seu projeto depende do preço da matéria-prima, da complexidade e do número de horas que o profissional vai ter de dedicar. Por isso, a única maneira de comparar os preços de carpinteiros e marceneiros é mesmo pedir um orçamento aos profissionais registados na nossa plataforma.

Esperamos que tenha aprendido algo de novo hoje sobre a diferença entre marcenaria e carpintaria! Ambos os profissionais trabalham com madeira, mas trabalham com estruturas e materiais diferentes. No entanto, se é um projeto para a sua casa, já sabe que encontra tudo o que precisa na Fixando. 

Deixe um comentário