Qual é a diferença entre estores e persianas?

Nem sempre a diferença entre estores e persianas é clara. Em algumas partes do país, as duas palavras são usadas mais ou menos com o mesmo significado. Noutras, são coisas diferentes. Então, qual é a diferença entre estores e persianas?

Estores vs persianas:  o que diz o dicionário? 

Vejamos o que dizem os dicionários. Segundo o dicionário da Porto Editora, as persianas são “lâminas paralelas, fixas ou móveis, colocadas no interior ou no exterior das janelas, que se destinam a resguardar da luz do Sol e a impossibilitar a visão do exterior.”

O dicionário prevê ainda uma segunda definição, “peça constituída por lâminas de metal ou plástico que se enrolam e desenrolam por meio de um mecanismo adequado, e que se desce para tapar a luz.”

Seguindo qualquer uma destas definições, a palavra “persiana” designa as persianas comuns, normalmente colocadas na parte exterior da casa, que têm um mecanismo no interior (o rolo da persiana) para subir e baixar.

No entanto, como a definição apenas define que as persianas são constituídas por “lâminas” e podem ser colocadas pelo “interior ou pelo exterior”, abre a porta àquilo que normalmente chamamos “estores”.

Os estores venezianos ou estores laminados são, também eles, constituídos por lâminas paralelas móveis que resguardam a casa da luz e impossibilita a visão do exterior. Não é incorreto, portanto, chamar-lhes persianas venezianas. 

No mesmo dicionário, a definição de estore é bastante vaga, dizendo apenas “cortina lisa com um mecanismo apropriado para subir e descer”. Portanto, o estore é equiparado a uma cortina, que se coloca pelo interior da casa.

Temos, então, uma variedade de estores que se encaixam nestas definições. Além dos estores venezianos de que já falámos, há estores de rolo, estores opacos, estores de linho tipo Japonês, estores verticais e estores de bambu.  

No entanto, ao contrário das cortinas, que costumam abrir para o lado, os estores enrolam. O glossário de Engenharia Civil reafirma este ponto: “ recolhe por enrolamento, servindo para isolar da luminosidade ou criar privacidade.”

Conclusão: não há uma diferença entre “persianas” e “estores” bem estabelecida. No entanto, entre fabricantes e lojas da especialidade, “persiana” costuma designar a proteção exterior, enquanto o estore é aplicado pelo interior. 

O que é melhor: estores ou persianas?

Por curiosidade, tanto o termo “estore” como “persiana” vêm do francês. Contudo, são uma característica que quase só vemos nas casas portuguesas e espanholas. No resto da Europa, usam-se apenas estores ou cortinas para evitar que a luz entre em casa. 

Isto tem um certo sentido, porque a caixa da persiana, e o mecanismo que o permite abrir e baixar, criam uma zona por onde passa frio. Nos dias mais frios de Inverno, se colocar uma vela junto ao rolo da persiana, a chama vai mexer-se. 

Este problema pode ser minimizado se optar por persianas eléctricas. Como não precisa do rolo, há menos uma entrada de frio para dentro de casa. No entanto, a caixa da persiana (também conhecida como caixa do estore!) cria uma vulnerabilidade. 

No entanto, as persianas têm uma vantagem. As persianas que colocamos em Portugal, especialmente as persianas com alumínio térmico (ou “estores térmicos”) são bastante resistentes ao vento, o que as torna ideais para usar à beira-mar. 

Os estores, como são colocados totalmente pelo interior da casa, não comprometem a eficiência energética da sua casa. Além disso, como a maioria dos estores são de enrolar, consegue controlar a entrada de luz tal como com uma persiana.

Relativamente aos acabamentos, existem estores numa infinidade de cores e padrões, diferentes tipos de abertura, de corda e eléctricos, e por aí em diante. Além disso, como enrolam, não ocupam espaço (o que é uma vantagem em relação às cortinas, por exemplo).

A grande desvantagem dos estores pode ser a lavagem. Muitos estores, apesar de serem de tecido, não se podem lavar na máquina com produtos normais. Os estores blackout, por exemplo, exigem cuidados próprios.

A nível de durabilidade, as persianas térmicas também são preferíveis aos estores. Embora alguns estores tenham uma boa durabilidade, há tecidos que se vão desgastar com a exposição solar.

A nível de custo, há uma grande variação em ambos os casos. As persianas de alumínio ou de plástico são mais baratas que as de madeira, por exemplo. Os estores com tecido mais simples são mais baratos, mas os que têm protecção solar são mais caros.

Portanto, tudo depende do seu orçamento! Pode procurar empresas de instalação de estores e instalação de persianas e comparar os preços.

Deixe um comentário