Qual é a diferença entre churrasqueira elétrica e grill?

Aqui está mais um exemplo em que a língua portuguesa pode ser traiçoeira. Embora haja diferenças entre uma churrasqueira elétrica e um grill, há situações em que é difícil distinguir os dois. Este é o caso dos grelhadores com uma grelha e uma resistência elétrica por baixo, que aparecem nas lojas de eletrodomésticos das duas formas, assim como “grelhador” ou “grelhador elétrico”.

Qual é a principal diferença entre churrasqueira e grill?

No entanto, há uma diferença entre a churrasqueira elétrica e o grill que é mais ou menos constante. A churrasqueira elétrica tenta imitar um forno para preparar um churrasco ou barbecue, enquanto o grill ou grelhador é apenas uma placa para grelhar, como vemos na maioria dos snack-bars para preparar pregos e hamburguers. 

Portanto, isto leva-nos à segunda grande diferença entre a churrasqueira elétrica e o grill: enquanto a churrasqueira assa os alimentos, o grill só grelha. Aliás, embora haja grelhadores lisos, a maioria tem uma placa ondulada para que a comida fique com marcas negras que imitam o grelhado tradicional. 

Quais são as diferenças entre os grelhadores? 

Contudo, é preciso realçar que nem todos os grelhadores são do mesmo material. Os grelhadores com uma placa lisa, como os dos snack-bars, costumam ser de aço inoxidável. No entanto, nas lojas de utensílios de cozinha vemos muitos grelhadores de alumínio fundido ou alumínio forjado com uma placa antiaderente que permite cozinhar com menos gordura. 

Cozinhar com menos gordura é, à primeira vista, uma vantagem. O problema é que estas placas antiaderentes – que também existem nos grelhadores para fazer tostas e outros utensílios, como a máquina para fazer waffles – têm um material conhecido como Teflon (ou equivalente). 

Infelizmente, está demonstrado que o Teflon contém químicos que nunca mais desaparecem do ambiente e do nosso corpo, os PFAs. Basta que o grelhador tenha algum desgaste ou um pequeno risco na cobertura antiaderente para nos expor a essas toxinas.

Além disso, também é desaconselhável expor o Teflon a altas temperaturas, o que facilmente acontece quando queremos grelhar alimentos ou cozinhar rápido. Portanto, no geral, recomendam-se panelas de aço inoxidável, cobre, ferro fundido ou cerâmica em vez de panelas “antiaderentes” e outros utensílios semelhantes. 

Da mesma forma, recomendamos grelhadores ou churrasqueiras elétricas em metal, em vez dos grill com a placa antiaderente. 

O que cozinhar na churrasqueira elétrica vs grill?

Mas se estamos a falar da diferença entre churrasqueira elétrica e grill, não podemos deixar de mencionar o seu efeito no sabor e na textura dos alimentos. Embora nem a churrasqueira elétrica nem o grill se comparam a um assado na brasa, os resultados numa e noutro continuam a ser bastante diferentes.

Como já dissemos, o objetivo das churrasqueiras elétricas é imitar o barbecue. Por isso, há churrasqueiras elétricas bastante grandes, que até tentam imitar um assador tradicional. Aliás, há várias churrasqueiras que fecham com uma tampa. Isto permite assar a comida lentamente, de forma uniforme e sem queimar. Portanto, a comida que se prepara na churrasqueira elétrica fica macia por dentro, mas a estaladiça por fora. 

Portanto, as churrasqueiras elétricas tipo barbecue, ou churrasqueiras com tampa, são perfeitas para cozinhar frango (incluindo peito de frango), porco ou pernil desfiado, costeleta e barbecue ao estilo americano. Algumas pessoas até usam estas churrasqueiras para fazer estufados. 

Por outro lado, os grelhadores são melhores para grelhar peixe, por exemplo, tal como cavalas, trutas, sardinhas ou robalo. Estes peixes cozinham rápido e a pele fica bem tostada no grelhador. Tenha apenas o cuidado de escolher um grelhador sem placa antiaderente, como explicamos acima.

Quais são as outras diferenças entre a churrasqueira elétrica e o grill?

Além das diferenças que já mencionámos a nível culinário, há outras coisas que deve ter em conta na hora de escolher entre uma churrasqueira elétrica e o grill. Por norma, a churrasqueira elétrica ocupa mais espaço do que o grill, especialmente as churrasqueiras de pé que tentam imitar as tradicionais.

Por isso, a churrasqueira elétrica funciona melhor se tiver uma varanda, um terraço ou um espaço ao ar livre. Se tem um espaço limitado em casa, o grill pode ser preferível. Aliás, alguns grelhadores são tão fáceis de transportar que até os pode levar para parques de campismo para fazer um churrasco. Evidentemente, se é para uma festa de santos populares com muita gente, também pode contratar uma churrasqueira para eventos.
Resumindo: há algumas diferenças entre a churrasqueira elétrica e o grill. A churrasqueira elétrica imita um forno a carvão e cozinha os alimentos de forma uniforme, por isso é melhor para assados lentos. Por outro lado, o grill faz grelhados rápidos e é mais indicado para cozinhar peixe. De qualquer forma, ambos permitem desfrutar do verão e dos churrascos com amigos!

Deixe um comentário