Qual é a diferença entre consultoria e auditoria?

Os termos “consultoria” e “auditoria” são usados com frequência no contexto empresarial. No entanto, ainda há alguma confusão sobre a diferença entre consultoria e auditoria. Por isso, se está indeciso entre procurar um consultor empresarial ou pedir auditorias empresariais, esclarecemos as suas dúvidas! 

Em primeiro lugar, vamos às semelhanças. Tanto a consultoria como a auditoria empresarial têm como objetivo a melhoria do seu negócio. Além disso, ambos os serviços são feitos por entidades externas à sua empresa, o que ajuda a ter uma visão objetiva e imparcial das suas operações. Por último, ambos são prestados por profissionais que se especializam numa determinada área, como contabilidade, marketing ou TI.

No entanto, há algumas diferenças entre consultoria e auditoria. Vamos então explicar como funcionam a consultoria empresarial e as autorias! 

O que é a consultoria empresarial?

De forma resumida, a consultoria é um serviço de aconselhamento e orientação. Normalmente, os consultores são chamados para resolver um problema específico, otimizar processos e desenvolver estratégias para ultrapassar esse problema. Mas atenção: por vezes, pode ser necessário fazer uma auditoria para fazer descobrir as causas desse problema e implementar mudanças a partir daí.

Vejamos alguns exemplos. Imagine que a sua empresa não está a conseguir reter clientes. Um consultor começa por identificar o problema e perceber porque é que isso acontece. A seguir, propõe soluções personalizadas que pode implementar na sua empresa (por exemplo, fazer um email de follow-up, ter um programa de fidelização de clientes, etc) e explica como executá-las. 

Os serviços de consultoria empresarial também são muito úteis no apoio à decisão. Os consultores de gestão podem ajudar a gerência a tomar decisões estratégicas – tais como onde abrir uma nova sucursal, que produtos descontinuar ou, pelo contrário, que novos produtos deve lançar para o mercado. É muito positivo ter alguém completamente isento a olhar para o negócio desta forma! 

Contudo, estes são apenas exemplos de consultoria de marketing e consultoria de gestão, respetivamente. Há muitos tipos de consultoria, incluindo consultoria financeira (planeamento de investimentos, análise de risco e otimização fiscal) e consultoria de tecnologias de informação (implementação de sistemas de informação, cibersegurança e transformação digital), entre outros.

O que é uma auditoria?

Agora vamos à auditoria. Uma auditoria é uma avaliação. De quê? De diversas coisas! Pode ser uma auditoria de contas; uma auditoria interna para verificar se a sua empresa age de acordo com a lei, regulamentos e normas aplicáveis; uma auditoria SEO ao seu website, e por aí em diante. 

Na fase de diagnóstico, o auditor analisa a conformidade com as melhores práticas, deteta erros e irregularidades. Com base no diagnóstico, propõe novos processos internos e/ou a utilização de novas tecnologias. Mas, ao contrário do que acontece com a consultoria, não tem necessariamente de ajudar a implementar essas soluções. 


Quando perceber onde é que estão os erros e as não conformidades, a sua equipa é que tem de decidir qual é a direção que quer tomar. Se não souber, pode contratar um consultor para delinear uma estratégia e ajudar na tomada de decisão. Há, no entanto, um ponto importante: convém haver monitorização e avaliação. Por outras palavras, ao fim de algum tempo deve fazer uma nova auditoria para perceber se todos os erros foram corrigidos.

Por exemplo, se fizer uma auditoria de marketing ao seu website, o profissional pode detetar vários erros na forma como se dirige ao seu público, na clareza da informação, na otimização para motores de busca e até na experiência de utilizador. O auditor faz um relatório, aponta estes erros e indica qual seria o resultado correto. Contudo, é a sua equipa quem tem a responsabilidade de agir e implementar melhorias. 

Então, qual é a diferença entre consultoria e auditoria?

Como vimos, a consultoria oferece soluções proativas e personalizadas para melhorar os negócios e alcançar objetivos estratégicos. Por outro lado, a auditoria fornece uma avaliação independente e sistemática da conformidade, precisão e eficácia dos processos e controlos internos.

Além disso, na consultoria há um acompanhamento mais aprofundado. Depois de sugerir melhorias, o consultor também ajuda a implementá-las. Por outro lado, um auditor pode terminar o seu papel no momento em que identifica os processos que não estão em conformidade. Por isso, podemos dizer que a consultoria é mais abrangente.
Por último, convém recordar que, em alguns casos, os consultores têm de recorrer a auditorias para identificar os problemas das empresas com quem estão a trabalhar. Contudo, não restam dúvidas que tanto a consultoria como a auditoria ajudam a sua empresa a melhorar continuamente e a apresentar melhores resultados.

Deixe um comentário