Diferença entre um contabilista e um contador

A diferença entre um contabilista e um contador é o contexto. Ambos os termos se referem a profissionais que lidam com contabilidade, mas “contabilista” é o termo mais comum em Portugal. “Contador” é um termo brasileiro, embora no Brasil também haja contabilistas. Confuso? Vamos explicar a diferença entre um contabilista e um contador! 

O que é um contabilista em Portugal?

O termo “contabilista” é utilizado em Portugal para descrever profissionais que exercem a contabilidade. Este termo pode soar diferente para os brasileiros, que estão habituados ao termo “contador”, mas em Portugal, “contabilista” é o termo correto e oficial. Ainda assim, é preciso diferenciar entre contabilista e contabilista certificado.

Um contabilista certificado (antigamente conhecido como Técnico Oficial de Contas ou toc) é um profissional inscrito na Ordem dos Contabilistas Certificados. Só os contabilistas certificados é que estão autorizados a fazer a ponte entre as empresas e a Autoridade Tributária. Por isso, se vai abrir uma empresa em Portugal, precisa de contratar um contabilista certificado.

Um contabilista é alguém que tem formação superior em contabilidade, mas que não fez o exame à ordem. Geralmente, estes contabilistas trabalham dentro do departamento financeiro das empresas como administrativos. Um contabilista pode ajudar a controlar a faturação e a fazer reembolsos aos clientes, por exemplo. Outros trabalham em gabinetes de contabilidade, a prestar apoio a contabilistas certificados, e alguns por conta própria, a preencher declarações de IRS e a tratar de outros assuntos fiscais para particulares.

💡 Quer confirmar se o seu contabilista é um contabilista certificado? Clique aqui para confirmar na Ordem dos Contabilistas Certificados. Só precisa de saber o número de membro, o NIF ou o nome completo do profissional. 

O que é um contador no Brasil?

No Brasil, o termo “contador” é utilizado para descrever profissionais da contabilidade. No entanto, os brasileiros também usam o termo contabilista. Vejamos então qual é a diferença entre um contabilista e um contador no Brasil.

Para ser contador no Brasil, é necessário ter um curso superior em Ciências Contábeis e estar registado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Além disso, é obrigatório passar no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para obter o registo profissional. Por isso, o contador acaba por ser o correspondente a um contabilista certificado em Portugal.

Por outro lado, um contabilista (também conhecido como técnico em contabilidade) trata apenas da movimentação financeira. Regista o dinheiro que entra e sai, os pagamentos e a faturação. Além disso, também calcula a taxa de depreciação dos bens, o lucro e faz o balancete das empresas, de modo a perceber o ponto de situação financeiro. Portanto, faz o mesmo que um contabilista (não certificado) em Portugal. 

Portugal vs Brasil: qual é a diferença entre contabilista e contador?

Um contabilista e um contador têm a mesma função. Em ambos os casos, precisam de concluir um curso superior e fazer um exame de admissão para se registar como contabilistas certificados (em Portugal) ou contadores  (no Brasil). Por isso, se acabou de chegar a Portugal e acha que precisa de um contador para organizar os seus documentos e preencher as declarações de impostos, procure um contabilista. 

Por outro lado, ambos os países reconhecem que pode haver a necessidade de contratar profissionais com formação em contabilidade, mas sem conhecimentos tão aprofundados. Em Portugal, usamos na mesma a palavra “contabilista”, enquanto no Brasil é usado o termo “contabilista” ou a expressão “técnico de contabilidade”.  

Vale a pena recordar que em Portugal pode contratar um contabilista online, por isso pode tirar dúvidas e organizar a sua contabilidade mesmo que esteja ausente do país. Quanto aos preços e aos honorários dos contabilistas em Portugal, não há nenhuma tabela definida. Cada profissional decide os seus próprios honorários consoante a sua reputação e experiência. Por isso é que é bom procurar online e comparar preços! 

A língua portuguesa é muito rica e, por vezes, há mais do que uma palavra para designar a mesma coisa. Enquanto em Portugal se usa mais o termo “contabilista”, no Brasil a palavra “contador” está associada a alguém com mais conhecimento do que um contabilista, que é apenas um técnico superior. Ainda assim, se o seu plano é abrir uma empresa ou trabalhar por conta própria, recomendamos que procure um contabilista certificado.

Deixe um comentário