Qual é a diferença entre o ar condicionado centralizado ou ar condicionado de condutas?

Nem todos os ar condicionados são iguais. Há vários tipos de ar condicionado, incluindo ar condicionado centralizado e ar condicionado de condutas. Mas sabe qual é a diferença entre eles? Hoje explicamos a diferença entre o ar condicionado centralizado e o ar condicionado de condutas em termos de funcionalidade, eficiência, instalação e manutenção.

O que é o ar condicionado centralizado?

O ar condicionado centralizado é um sistema que utiliza uma unidade central, normalmente instalada no exterior, para refrigerar ou aquecer o ar de um edifício. Este sistema distribui o ar climatizado através por condutas instaladas nas paredes, no teto ou no chão, permitindo o controlo da temperatura em vários espaços ao mesmo tempo.

Quais são as vantagens do ar condicionado centralizado?

  • Multi-tasking: uma das grandes vantagens do ar condicionado centralizado é a capacidade de climatizar várias divisões ao mesmo tempo.
  • Estética: Como o sistema é embutido, não há necessidade de ter unidades visíveis nas paredes ou janelas, o que contribui para um aspeto mais limpo e organizado.
  • Controlo: o ar condicionado centralizado permite o controlo da temperatura a partir de um único ponto, facilitando o ajuste de todo o sistema de uma só vez.

Quais são as desvantagens do ar condicionado centralizado?

  • Custo de instalação: como envolve a colocação de condutas em várias partes da casa, a instalação exige obras e pode ser mais dispendiosa do que outras opções.
  • Manutenção complexa: a manutenção deste sistema pode ser mais complexa e dispendiosa, uma vez que todas as partes do sistema estão interligadas.

Como funciona o ar condicionado de condutas?

O ar condicionado de condutas é semelhante ao sistema centralizado, mas há algumas diferenças que vale a pena ter em conta. Tal como o ar condicionado centralizado, o ar condicionado de condutas utiliza uma unidade central para climatizar o ar, que depois é distribuído pelas condutas. 

No entanto, este sistema é mais flexível no que diz respeito ao controlo individual das divisões. Cada divisão pode ser equipada com um termostato próprio, permitindo ajustar a temperatura de forma independente. Assim, tem a opção de aquecer apenas o compartimento que está a usar, por exemplo. 

Quais são as vantagens do ar condicionado de condutas em relação ao ar condicionado centralizado?

  • Controlo individualizado: a possibilidade de ajustar a temperatura em cada divisão de forma independente é uma das principais diferenças entre o ar condicionado de condutas e o ar condicionado centralizado.
  • Eficiência energética: como permite desligar a climatização em divisões que não estão a ser utilizadas, este sistema é mais eficiente em termos energéticos e tem um consumo mais baixo.
  • Conforto personalizado: a flexibilidade para ajustar a temperatura em cada divisão permite que cada pessoa ajuste a temperatura do quarto às suas preferências. Afinal de contas, não somos todos iguais! 

Quais são as desvantagens do ar condicionado de condutas?

  • Complexidade de instalação: embora o sistema de condutas seja flexível, a instalação pode ser complicada, especialmente em edifícios que não foram projetados para este tipo de sistema. Se não houver uma pré-instalação, pode envolver obras consideráveis (tal como o ar condicionado centralizado).
  • Custo inicial: O custo inicial de instalação pode ser mais elevado do que com o ar condicionado centralizado. No entanto, a longo prazo, a eficiência energética compensa este investimento inicial. Para saber mais sobre os custos e o que deve considerar na instalação, pode consultar este guia sobre preços de ar condicionado.

Qual é a diferença entre o ar condicionado centralizado e o ar condicionado de condutas em termos de manutenção anual?

Dissemos mais acima que o ar condicionado centralizado tem despesas grandes com manutenção. Isto é uma coisa que deve ter sempre em consideração, porque a manutenção é uma despesa anual. Se tudo estiver bem, tanto o ar condicionado centralizado como o ar condicionado de condutos só precisam de uma revisão anual.

No entanto, no caso de haver um problema com a unidade central do ar condicionado centralizado, é provável que a reparação seja muito dispendiosa. No caso do ar condicionado de condutas é sempre possível isolar o problema a cada divisão, sem prejudicar o resto do sistema. 

Qual é a melhor opção para si: ar condicionado centralizado ou ar condicionado de condutas?

A escolha entre ar condicionado centralizado e ar condicionado de condutas depende de vários fatores, incluindo o tamanho da casa, o orçamento disponível e as preferências pessoais. O ar condicionado centralizado é ideal para quem procura uma solução discreta e uniforme, enquanto o ar condicionado de condutas oferece maior flexibilidade e eficiência energética.

Independentemente do tipo de ar condicionado que escolher – ar condicionado centralizado ou ar condicionado de condutas – os nossos especialistas estão aqui para ajudar a escolher um modelo eficiente, fazer a instalação e a manutenção anual. Clique aqui para encontrar especialistas de ar condicionado em Lisboa e ar condicionado em Braga, ou procure uma empresa na sua cidade com a ajuda do código postal!

Deixe um comentário