Qual a diferença entre pet sitting e dog walking?

A diferença entre pet sitting e dog walking é clara, mas há nuances que vale a pena explorar para quem tem cães. Há cada vez mais pessoas à procura de pessoas que possam tomar conta dos seus patudos enquanto vão de férias, em vez de pedir ajuda a um familiar ou deixar o cão numa clínica veterinária com serviço de hotel. 

Ao contratar um pet sitter, o seu animal de estimação fica num ambiente que lhe é familiar – e até pode sair mais económico do que pagar um hotel para animais! Mas, se tem cães, é importante perceber a diferença entre pet sitting e dog walking.

O que é o Pet Sitting?

O pet sitting é o serviço que implica tomar conta do animal na ausência do dono. Normalmente, o pet sitter faz uma ou dias visitas por dia a casa, que servem para pôr água fresca, dar comida, festinhas e atenção. No caso dos gatos, também é preciso limpar a caixinha de areia e escovar.

Já no caso dos cães, é preciso levar a passear. Os cães devem passear todos os dias para fazer exercício, socializar, gastar energia em excesso, estimular a função gastrointestinal e estar de bom humor. No entanto, é óbvio que esta atividade obriga o pet sitter a fazer mais esforço e a passar mais tempo com o seu animal de estimação.

Por isso, o ‘dog walking’ (literalmente, “passear o cão”) é um extra. Aliás, quase sempre os preços de pet sitting para cães são superiores ao pet sitting para gatos porque incluem o serviço de dog walking. Assim sendo, também podemos dizer que “pet sitting” é uma categoria de serviço mais abrangente. 

Porquê optar pelo Pet Sitting?

Há vários motivos para optar pelo pet sitting. Em primeiro lugar, o seu cão fica num ambiente que lhe é familiar. Ao contrário do que as pessoas costumam pensar, nem todos os cães são animais sociáveis. Além disso, com a idade, qualquer mudança de ambiente pode ser stressante.

Depois temos o caso dos animais imunocomprometidos, em que é preferível ao hotel para cães. E por falar em hotel para cães, nem sempre é fácil arranjar uma vaga num bom hotel durante a época alta. Muitas vezes, só vai arranjar uma box numa clínica veterinária que também tenha serviço de “hotel”, mas esses serviços são menos personalizados.

A maioria dos clientes sente mais proximidade com o pet sitter, até porque a maioria dos pet sitters enviam fotos e vídeos diariamente. Se ficar ausente durante muito tempo até pode explorar a opção de pet hosting, em que o seu cão fica a viver temporariamente em casa do pet sitter, num ambiente mais calmo do que no hotel ou hospital. 

O que é o Dog Walking?

O dog walking é um serviço mais específico, focado apenas nos passeios de cães. O dog walker é responsável por levar o seu cão a passear, oferecendo-lhe o exercício físico e o estímulo mental de que precisa. Mas não é só para quando vai de férias! Se tem uma rotina agitada e não consegue levar o seu cão a passear todos os dias, é uma boa alternativa.

Os veterinários recomendam que os cães passeiam todos os dias. Além de ajudar a gastar energia, o passeio permite que o cão explore o ambiente, socialize com outros cães e pessoas e satisfaça os seus instintos naturais, como farejar e marcar território. Um cão que passeia regularmente é, em geral, um cão mais equilibrado, calmo e feliz.

Por isso, se trabalha muitas horas fora de casa, se está com um problema de mobilidade ou numa altura de muito trabalho, não tenha receio de contratar um serviço de dog walking. Provavelmente, é a melhor decisão para o seu melhor amigo! Não é por acaso que  há cada vez mais clientes à procura de serviços de pet sitting e dog walking na Fixando.

As Principais Diferenças entre Pet Sitting e Dog Walking

Resumindo: pet sitting e dog walking são dois serviços diferentes de cuidado de animais. Se vai viajar, o melhor é procurar um serviço de pet sitting na sua cidade. Quando fizer o pedido, diga que também precisa do dog walking! Se tem uma vida agitada e não tem tempo para passear com o cão, contrate um dog walker algumas vezes por semana.

Se contratar um serviço de pet sitting, o preço varia consoante o número de visitas diárias, o custo de deslocação e o tempo que o pet sitter vai passar a passear com o cão. No entanto, já sabe que na Fixando pode encontrar até 5 orçamentos para comparar e encontrar o melhor preço de pet sitting.

Pelo contrário, se o que está à procura é de dog walking, o preço varia consoante o número de animais que o pet sitter atende de cada vez. Alguns pet sitters cobram uma taxa mais baixa se o seu cão estiver no serviço de “creche canina” em conjunto com outros cães. Mas, mais uma vez, a melhor forma de tirar as dúvidas é pedir um orçamento.

Deixe um comentário