Se gostava de trabalhar como eletricista profissional mas não sabe o que precisa de fazer, fique connosco. Hoje vamos explicar como se tornar num eletricista profissional em Portugal e obter certificação profissional!
O que faz um eletricista?
Um eletricista trabalha com eletricidade, o que inclui preparar instalações elétricas de raiz para novas construções; remodelar de instalações elétricas em casas antigas; fazer alterações em quadros elétricos; montar candeeiros, tomadas e interruptores; instalar de eletrodomésticos elétricos encastrados, entre outros. No entanto, só os eletricistas certificados podem fazer novas instalações e alterações ao quadro.
Atualmente, os eletricistas também têm outras saídas profissionais. Há cada vez mais vagas para eletricistas profissionais em empresas de manutenção, na indústria e até em oficinas de reparação, caso se especialize em mecatrónica automóvel. Por isso, além da saída habitual como eletricista para instalações domésticas, também há outras especialidades que vale a pena explorar, tais como:
- eletricista automóvel, que se especializa não só em automóveis elétricos, como também nas componentes elétricas dos sistemas de ignição, aquecimento, ar condicionado, e por aí em diante;
- eletricista especializado em energias renováveis, que se especializam em utilizar energia a solar, eólica e hidráulica;
- eletricista industrial, que assegura o funcionamento adequado dos componentes elétricos numa empresa de produção;
- eletricista de manutenção industrial, que reparam equipamentos de grandes dimensões em ambientes comerciais e industriais;
- eletricista de aviação, que trata da instalação, inspeção, testagem, reparação dos sistemas eletrónicos e das ligações elétricas dos aviões;
- eletricista de telecomunicações, que tratam de instalar e reparar linhas de telefones e de Internet e cabo, o que implica trabalhos em altura;
- eletricista instalador de sistemas de segurança e de alarmes, que instalam alarmes de incêndio ou alarmes de segurança em casas ou lojas.
Como se tornar num eletricista profissional?
Durante os primeiros anos da carreira, os aprendizes trabalham comum eletricista mais experiente e precisam de fazer várias horas de formação. Este é conhecido como o “primeiro nível” para eletricistas. A seguir, passam para um nível mais avançado. Os especialistas já podem trabalhar sem supervisão. Mais tarde, podem chegar a mestre eletricista, que também ganha melhor.
Segundo a Randstad Portugal, o salário médio de um eletricista em Portugal varia entre os 13.800€ por ano, para os aprendizes, até 20.000€ anuais ou mais para os profissionais mais experientes. Embora a experiência seja o principal fator para determinar o salário, a natureza do trabalho também influencia o orçamento. Os trabalhos com um nível de risco superior, como eletricista de avião ou de telecomunicações, são melhor remunerados.
Que formação precisa para se tornar um eletricista profissional?
Cursos de electricista
O primeiro passo para se tornar um eletricista profissional é fazer uma formação de eletricidade. No entanto, atenção: há muitos cursos de eletricidade que dão algum know-how, mas nenhum dá acesso direto à carteira de eletricista certificado da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).
No entanto, é importante fazer um curso que tenha uma certificação. Normalmente o IEFP tem acordos com centros de formação reconhecidos. Por isso, se está desempregado, pode pedir mais informações no centro IEFP mais próximo. No caso de não encontrar nenhum curso na zona onde vive, o CEAC tem um curso disponível em e-learning.
Estágio como aprendiz
Como dissemos acima, nos primeiros anos precisa de ganhar experiência. Um aprendiz precisa de centenas de horas de experiência antes de se tornar especialista. Por isso, é uma boa ideia procurar estágios profissionais ou empresas de eletricidade que estejam a contratar eletricistas.
Exame da DGEG
Depois de completar o curso de eletricidade e de ganhar experiência prática como aprendiz, pode pedir a certificação à DGEG. Terá de passar um exame para testar os seus conhecimentos técnicos e as suas habilidades. Na dúvida, a própria DGEG disponibiliza mais informação sobre cada tipo de certificação.
Formação contínua
Quanto maior a experiência e a especialização, melhor será a sua remuneração como eletricista. Por isso, procure fazer formação contínua ao longo de toda a carreira. Desta forma, vai-se manter atualizado sobre temas como domótica, energias renováveis ou outros temas que lhe possam interessar.
O que fazer depois de conseguir a certificação de eletricista profissional?
Quando estiver autorizado a trabalhar sozinho, chegou a hora de procurar clientes! Se quiser trabalhar como freelancer, pode registar-se em plataformas como a Fixando para encontrar clientes à procura de eletricistas. Assim, não precisa de perder tempo a criar o seu próprio site ou a distribuir panfletos nas caixas de correio. Connosco, só vai receber contactos de pessoas que estão realmente interessadas nos seus serviços.
Além disso, pode indicar qual é a área onde está disposto a trabalhar. Por exemplo, aqui encontra eletricistas no Porto e eletricistas em Lisboa, mas muitos deles têm áreas de deslocação grandes, o que lhes permite ver trabalhos noutros distritos. Configure as suas escolhas para encontrar ainda mais oportunidades de trabalho!
