Se precisar de contratar um advogado, pode ter dúvidas sobre o tipo de advogado mais adequado para tratar de um determinado caso. A principal dúvida é se se deve optar por um advogado generalista ou por um advogado especializado, como um advogado de imigração ou um advogado de direito de família. Por isso, neste artigo vamos explorar melhor a diferença entre um advogado especializado e um advogado generalista.
O que é um advogado generalista?
Um advogado generalista é um profissional que lida com uma grande variedade de questões legais, abrangendo várias áreas do direito. Pense que é como um “médico de família”, que responde a questões de todo o tipo. Este tipo de advogado tem um conhecimento abrangente das leis e pode prestar serviços em diferentes campos, como Direito Civil, Direito Penal, Direito do Trabalho, Direito Comercial, entre outros.
Tendo isto em conta, estas são as principais características de um advogado generalista:
Conhecimento diversificado: o advogado generalista não se especializa num campo específico do direito. Em vez disso, possui um conhecimento abrangente e suficiente para lidar com diferentes tipos de questões legais, especialmente as mais comuns. Se tem um caso mais complexo em mãos ou que se arrasta há muito tempo, vale a pena procurar e contratar um advogado especializado.
Flexibilidade: a vantagem de um advogado generalista é que pode prestar serviços em diferentes áreas, o que o torna uma opção versátil para quem procura assistência jurídica em mais de uma matéria. Por exemplo, de está a tentar resolver uma questão familiar sobre uma herança, pode precisar de um cruzamento de vários dados e especialistas (direito de família, direito de propriedade, elaboração de contratos de compra e venda, etc).
Custo mais acessível: uma grande diferença entre um advogado especializado e um advogado generalista são os honorários. Quanto mais especializado, mais altos serão os honorários do advogado. Portanto, geralmente um advogado generalista é uma opção mais económica para resolver os problemas do dia a dia. Muitas vezes, até têm honorários fixos para tratar de alguns temas recorrentes.
Ideal para uma consulta: se não sabe muito bem a que tipo de advogado deve ir, pode perguntar primeiro a um advogado generalista. O advogado generalista pode tirar algumas dúvidas logo na primeira consulta para saber o que é possível fazer. Além disso, também pode indicar qual é o advogado especialista mais indicado para o seu caso (tal como um médico de família também pode encaminhar para um especialista).
O que é um advogado especializado?
Um advogado especializado é um profissional que concentra a sua prática numa área específica do direito, como direito de imigração, advogado de direito de família e sucessões, direito de propriedade intelectual, direito laboral, direito fiscal, etc. Alguns advogados especializados trabalham por sua conta, enquanto outros trabalham em grandes gabinetes de advogados em Lisboa que oferecem todo o tipo de serviços.
Tendo isto em conta, estas são as principais características de um advogado especialista:
Conhecimento aprofundado: um advogado especialista tem um conhecimento profundo e detalhado sobre um ramo particular. Portanto, está mais preparado para lidar com questões complexas e específicas dessa área. A juntar a este conhecimento aprofundado, também tem mais experiência em casos específicos dessa área em particular, o que é outra mais-valia para o representar.
Foco em resultados mais precisos: como tem um conhecimento especializado, um advogado especializado consegue identificar rapidamente os pontos cruciais de cada caso e desenvolver uma estratégia eficaz. A sua capacidade de antecipar problemas costuma ser superior à de um advogado generalista, de modo a que oferece mais soluções e resultados mais precisos.
Custos mais elevados: contratar um advogado especializado tem um custo mais elevado, precisamente pela profundidade do seu conhecimento, pela complexidade dos casos que costuma tratar e pela experiência. Além disso, um advogado especializado pode não ser a escolha ideal para questões legais que envolvem mais de uma área do direito, uma vez que a sua prática é muito focada.
Pode ajudar grandes empresas ou questões comerciais: quando uma empresa enfrenta uma fusão ou aquisição, ou quando está envolvida num processo judicial de grande escala, o recurso a advogados especializados em Direito Empresarial, Direito Societário ou mesmo Direito Fiscal será fundamental para garantir um resultado positivo.
Como escolher entre um advogado especializado e um advogado generalista?
A escolha entre um advogado especializado e um advogado generalista deve ser feita com base na natureza e complexidade do caso em questão. As questões legais do dia a dia ou de menor complexidade podem ser tratadas por advogados generalistas, que têm uma abordagem mais abrangente e, muitas vezes, mais económica.
Por outro lado, em casos que envolvem áreas muito técnicas ou litígios complexos, é bom contar com um conhecimento especializado de um advogado que domine a matéria. No entanto, essa especialização tem um preço, por isso há uma grande diferença entre um advogado especializado e um advogado generalista em relação aos preços.
Em última análise, ambos os tipos de advogados têm o seu lugar e a sua utilidade, dependendo do problema legal que se enfrenta. O mais importante é escolher um advogado que corresponda às necessidades do caso em concreto, assegurando que o cliente tem o apoio jurídico mais adequado para a sua situação. Se precisar, conte connosco para encontrar um advogado em Lisboa.
