Tem a certeza que sabe qual é a diferença entre um blog ou um site? No Instagram, é comum ver influencers a dizer “veja a receita completa no blog!” ou “mais informações no site”. Isto pode criar alguma confusão, já que, em certos contextos, a diferença entre um site e um blog parece ser subtil. No entanto, são conceitos bem distintos! Vamos então ver qual é a diferença entre um website e um blog.
Comecemos por pensar no caso da Fixando. Este texto faz parte do blog da Fixando, um espaço onde partilhamos dicas e conselhos úteis. Já o website da Fixando é a plataforma onde pode encontrar profissionais para mais de 1200 serviços de bem-estar, reparações técnicas, obras em casa, eventos, aulas e marketing, entre muitos outros.
Não somos caso único. Muitas empresas têm um blog (geralmente com dicas e conteúdos relacionados com os seus serviços) dentro do seu website (sobre os serviços que realmente prestam). Então, se quer lançar uma empresa, qual será o mais indicado para si? Um website ou um blog? Vamos lá ver as diferenças entre um website e um blog!
Website vs blog: definição “oficial”
Um website é um conjunto de páginas interligadas, que formam uma estrutura. Por exemplo, o website de uma empresa pode incluir várias secções, como um catálogo de produtos, uma página sobre a equipa, preços, localização e contactos. Além disso, também pode incluir formulários de contacto, simuladores de orçamento, vídeos e fotos, entre outros. No entanto, este conteúdo é estático e não é atualizado constantemente.
Por outro lado, um blog (ou blogue, em Português) é um tipo de website específico, focado na publicação regular de conteúdos (os “posts”), organizados de forma cronológica. Por isso, uma das principais diferenças entre um website e um blog é que o blog é atualizado de forma regular. Aliás, inicialmente os blogs eram usados como páginas pessoais: só mais tarde é que as empresas viram a sua utilidade e apareceram os blogs empresariais.
O que é um blogspot? Ou um blog da sapo? Ou o WordPress?
Há vários anos, era comum que os websites empresariais tivessem endereços como www.nomedempresa.pt, enquanto os blogs pessoais usavam subdomínios, como nomedoblog.blogspot.com, nomedoblog.sapo.pt ou nomedoblog.wordpress.com. Contudo, hoje em dia, já não é bem assim. Pode ter o seu blog num domínio próprio, por exemplo nomedoblog.pt. Da mesma forma, há cada vez mais profissionais que usam páginas do Wix ou do Shopify em vez de um domínio próprio. As regras mudaram!
Qual é o objetivo de um blog?
Uma das principais diferenças entre um website e um blog é o seu objetivo. O principal foco de um website é fornecer informação estruturada que ajude o visitante a saber mais sobre a empresa ou a marca: que serviços fazem, mostrar o portfólio, apresentar um catálogo ou até ter uma loja online. O objetivo é conseguir leads (contactos) que potenciais interessados nos seus serviços.
Já o blog é mais voltado para a interação com o público. O autor do blog procura envolver os leitores, partilhando conhecimento, experiências ou opiniões. O conteúdo é frequentemente mais apelativo e pensado para estimular conversas, comentários e partilhas. Mesmo nos blogs empresariais, é comum haver uma seção de comentários ou artigos assinados por líderes da indústria.
Por isso, o posicionamento do blog é criar mais proximidade, assim como informações nem sempre vale a pena manter indefinidamente no site.
O que ranqueia melhor no Google: website ou blog?
Embora existam várias diferenças entre um websites e um blog, há um aspeto que os une. Ambos precisam de otimização para motores de busca (SEO) ou não vão ranquear bem no Google!
Imagine, por exemplo, que tem um blog de receitas. É provável que alguns artigos atraiam mais visualizações do que outros. Um post sobre “como fazer pão caseiro de fermentação natural” pode obter mais visitas do que um simples “como fazer pão”. Porquê? Porque tem um título mais específico, que responde às dúvidas de quem está a tentar aprender a fazer pão natural em casa.
O SEO trata de descobrir quais são as palavras-chave que lhe vão dar mais alcance e aumentar o número de visitas. Mas não fica por aqui: as palavras-chave devem estar posicionadas nos títulos, no meta-conteúdo, e todo o blog deve estar estruturado de forma que seja fácil para o Google “ler”. E depois ainda temos o off-page SEO, para conseguir backlinks e autoridade de domínio. Por isso, se quer monetizar o seu blog, precisa de ser um expert em SEO.
Embora haja várias diferenças entre um blog e um website, ambos desempenham papéis importantes na presença digital de qualquer pessoa ou empresa. Se quer lançar uma página própria, mesmo que seja com o objetivo de monetizar mais tarde (por exemplo, vender cursos, e-books, etc), basta ter um blog. Se procura uma solução empresarial, faça um site e, mais tarde, se sentir necessidade de criar mais proximidade com o público ou de partilhar mais informação, crie o blog.
Independentemente da sua decisão, pode encontrar web designers para a construção de websites na Fixando. O preço da construção de websites é um investimento inicial, mas este é um dos casos em que vale a pena apostar num serviço de qualidade. O website não só influencia a primeira imagem que o cliente tem de si, como é uma ferramenta essencial para captar interessados e ranquear bem no Google.
E se precisar de mais ajuda com o Marketing e o SEO… também encontra na Fixando!
