Os exaustores de cozinha e os ventiladores de casa de banho são dois equipamentos muito comuns para melhorar a qualidade do ar em casa. Apesar de desempenharem funções semelhantes — movimentar ou extrair ar — estão adaptados às especificidades de cada ambiente. Neste artigo, vamos analisar as principais características e as diferenças entre um exaustor e um extrator ou ventilador, mesmo que seja mecanizado.
Como funciona um exaustor de cozinha?
O exaustor de cozinha é um equipamento projetado para remover os odores e vapores que surgem ao preparar as refeições. Existem dois tipos principais de exaustores: os exaustores de extração, que transportam o ar para o exterior através de um tubo de ventilação; e os exaustores de recirculação, que são mais apropriados para cozinhas mais pequenas.
Os exaustores de cozinha têm a capacidade de extrair grandes volumes de ar e até odores. Contudo, têm um filtro que deve ser trocado com alguma frequência para prevenir a acumulação de gordura e manter o ar condicionado em bom estado. Em caso de necessidade, quase sempre é possível fazer a reparação do exaustor de cozinha.
O que é um extrator de casa de banho?
O ventilador ou extrator de casa de banho é diferente do exaustor de cozinha. Embora também se destine a extrair vapores e odores, tem uma capacidade muito menor. Há ventiladores que são apenas uma ligação à corete do prédio, enquanto outros são extratores mecânicos, que tem um pequeno motor.
Apesar destes ventiladores serem pequenos, são essenciais para extrair vapores e evitar a acumulação de humidade da casa de banho, especialmente se não tiverem janelas. Isto é muito importante para prevenir bolores nas paredes e nos azulejos, evitar que a tinta levante e outros problemas relacionados com o excesso de humidade.
Posso instalar qualquer tipo de exaustor ou extrator em minha casa?
Se vive numa moradia, pode instalar o tipo de exaustor e de ventilador (mecanizado ou não mecanizado) que quiser. No entanto, quem vive em prédios deve informar-se com o condomínio sobre o tipo mais indicado de exaustor. Se houver uma exaustão vertical coletiva, não é aconselhável ter um exaustor com motor.
Em alguns casos, tem de instalar uma hotte em sua casa que depois se ligue ao sistema central do prédio. Normalmente, há poucos modelos de hotte disponíveis, pelo que se deve aconselhar com um técnico especializado para encontrar uma solução com boa capacidade de extração.
No que diz respeito aos ventiladores de casa de banho, o condomínio costuma deixar à escolha do proprietário. No entanto, se não houver ligação à eletricidade, pode ter de procurar um extrator mecanizado com cordão. Mais uma vez, o melhor é aconselhar-se com um especialista sobre a melhor solução para a extração de vapores na casa de banho.
Quais são as principais diferenças entre um exaustor e um ventilador/ extrator?
Recapitulando: o exaustor tem uma capacidade de extração maior e é usado sobretudo em cozinhas. O objetivo é extrair os vapores e os odores enquanto cozinha. Já os extratores e os ventiladores são ligados à corete do prédio, têm menor capacidade de extração e não usam filtros, por isso também têm menos capacidade de extrair odores.
Idealmente, os extratores são usados em espaços mais pequenos como casas de banho, lavandarias e, mais raramente, despensas. O objetivo é manter o local seco e evitar os danos causados pela humidade ao longo do tempo. Mesmo que não sejam mecanizados, podem fazer uma diferença enorme.
Por outro lado, os exaustores precisam de manutenção (como a substituição do filtro) mas, quando avariam, costumam ter reparação. Pode ver aqui, por exemplo, o preço da restauração do exaustor. Já os extratores de casa de banho quase sempre precisam de ser substituídos quando começam a dar problemas.
Em qualquer um dos casos, não deve menosprezar a importância do exaustor e do ventilador. Por isso, se está a remodelar a cozinha e a casa de banho, não deixe de perguntar a um profissional qual é o tipo de equipamento que aconselha. Ao investir em soluções adequadas garante uma extração mais eficaz, mais conforto e um um ambiente mais saudável dentro de casa, especialmente em dimensões interiores.
