A relva artificial é cada vez mais comum. No entanto, muitas pessoas continuam indecisas entre a relva natural e a relva artificial. A pensar nisto, reunimos os prós e os contras da relva natural e da relva artifical!
Quais são as vantagens da relva artificial?
A relva artificial tem várias vantagens, sendo as principais:
- Durabilidade: a relva artificial dura entre 10 a 12 anos, por isso é uma solução muito duradoura para ter um espaço verde no seu jardim. Durante esse período, não precisa de se preocupar com as despesas de manutenção da relva artificial nem com regar o jardim.
- Pouca manutenção: a relva artificial mantém-se sempre igual durante todo o ano e não exige manutenção. Pelo contrário, um relvado natural, mesmo numa grama que exige poucos cuidados, como a grama inglesa ou a grama brasileira, precisam sempre de cuidados para cortar a relva, remover as ervas daninhas e regar.
- Poupança de água: sem dúvida que outra das principais vantagens da relva artificial face à relva natural é a poupança de água. A relva natural precisa de ser regada com muita frequência no verão, o que se torna um problema nas zonas mais secas do país.
- Anti-gelo, resistente ao sol, ao cloro e à decapagem: a relva artificial tem uma série de tratamentos que a tornam resistente ao gelo, ao sol, ao cloro e ao bromo, entre outras. Isto significa que é possível instalar relva artificial em todas as áreas do jardim, até à volta da piscina.
- Anti-alergénica: a relva sintética é segura tanto para crianças como para animais. Além disso, também não atrai insetos e evita a propagação de outras plantas. Por isso, se quando chega a Primavera fica sempre com medo das alergias, instalar relva artificial é uma alternativa perfeita.
Já está convencido? Encontre aqui empresas de instalação de relva sintética no Porto.
Quais são as desvantagens da relva artificial?
Contudo, nada é perfeito. A relva artificial também tem algumas desvantagens face à relva natural, incluindo:
- Acumulação de cheiros: por ser sintética, a relva artificial tende a acumular cheiros. Por isso, se tem cães que costumam fazer chichi no relvado, precisa de lavar com frequência para evitar os maus cheiros. Para quem tem animais, não há dúvida que a relva natural é preferível.
- Libertação de microplásticos: a relva artificial é fabricada em plástico, nomeadamente polietileno, polipropileno e poliamida. Alguns destes materiais são reciclados a partir de pneus usados e podem libertar microplásticos para ambiente, o que aumenta a sua toxicidade.
- Pode perder cor: apesar de haver relva artificial de muito boa qualidade que é realmente resistente aos raios UV, há muitas relvas (especialmente as gamas mais económicas, que são sempre menos convincentes) que acabam por mudar de cor com o tempo. Aos poucos, o relvado deixa de ser tão verdejante!
Quando é que a relva natural é a melhor escolha?
Como vimos até aqui, a relva artificial exige menos água e menos manutenção. Em comparação, a relva natural precisa de cuidados constantes. Precisa de regar quase diariamente no verão, o que é um enorme gasto de água, e de cortar todas as semanas. Por isso, a longo prazo, o preço da relva sintética acaba por compensar.
No entanto, também é verdade que nada se compara ao toque da relva natural. Para muitas pessoas, pisar um relvado natural e brincar na relva é muito mais agradável do que a relva sintética. Além disso, no caso de ter animais, a relva natural não acumula maus cheiros. Pelo contrário, absorve a água, os insectos e outros restos no subsolo, que servem de fertilizante.
Por isso, a escolha entre a relva natural e relva artificial é muito pessoal. Consoante o espaço do seu jardim, a zona onde vive e o tempo que tem disponível para dedicar à manutenção do relvado, pode ser preferível a relva artificial. Só precisa de procurar bem, porque há vários tipos de relva sintética e têm uma aparência muito diferente!
Se não ficar convencido, tem sempre a hipótese de pôr relva natural. Na Fixando, também encontra jardineiros que podem ajudar a semear, a cortar e fazer a manutenção da relva ao longo de todo ano. Porque já sabe – se existe, está na Fixando.
