Qual é a diferença entre trolha e pedreiro?

papel de parede na fixando

Hoje vamos esclarecer um debate que divide o país: qual é a diferença entre trolha e pedreiro? É exatamente a mesma coisa? Ou o trolha é o servente do pedreiro? Vamos ver o que diz o dicionário, perceber o que faz um trolha e o que faz um pedreiro, comparar os dois e terminar o debate sobre a diferença entre trolha e pedreiro.

A diferença entre trolha e pedreiro: o que diz o dicionário

Originalmente, como o nome indica, o pedreiro tratava das paredes de pedra. O trolha rebocava e fazia o resto dos acabamentos. No entanto, com a evolução dos métodos de construção, o significado das palavras começou a diluir-se. No Norte do país, é comum usar a palavra “trolha” como sinónimo de “pedreiro”. 

Já no Sul do país e nas ilhas, o termo “trolha” praticamente não existe.  Ainda assim, há quem garanta que o pedreiro faz o trabalho e que o nome “trolha” se refere o servente que faz a massa, leva os tijolos e ajuda o pedreiro a completar as suas tarefas. No dicionário Priberam, “trolha” consta como “pedreiro ou servente de pedreiro”.

Porém, outros dicionários só incluem esta segunda definição e excluem o significado que trolha tem no Norte. Na Infopédia, “trolha” é definido precisamente como “um trabalhador não especializado da construção civil, que desempenha tarefas secundárias nas paredes, como caiar, etc; servente de pedreiro.”  

A título de curiosidade, cabe destacar que no dicionário “trolha” também aparece como uma “espécie de pá em que o pedreiro coloca a argamassa de que se vai servindo”. 

O que é alvenaria?

Se procurar serviços de pedreiro na Fixando, talvez repare que é um serviço de alvenaria. Alvenaria é precisamente o “ofício do pedreiro” e diz respeito ao conjunto de pedras, tijolos, blocos e outros materiais, geralmente ligados com “cimento ou argamassa, usados na construção de paredes ou muros”. 

Portanto, podemos dizer que a alvenaria é a especialidade do pedreiro. O serviço de trolha também se refere sempre a trabalhos de alvenaria, incluindo a construção de paredes em pedra e tijolo, abertura e fecho de roços, execução de revestimentos e acabamentos em paredes (assentar tijoleira ou azulejos), e por aí em diante. 

A diferença entre pedreiro, empreiteiro e mestre

No entanto, ao contrário do que se possa pensar, um pedreiro não é um empreiteiro. Pelo contrário, um pedreiro é um especialista numa área específica da construção (a alvenaria), tal como um carpinteiro, um serralheiro, um canalizador ou um eletricista. O pedreiro não é responsável pela construção, que será o empreiteiro ou o mestre.

Em determinadas zonas do país ainda se usa a palavra “mestre”, que se refere à expressão “mestre de obras”. O mestre de obras é o profissional responsável por coordenar e supervisionar as obras de construção civil, tanto de pequeno como de grande porte. Neste sentido, pode ser sinónimo de empreiteiro.

No entanto, se estivermos a falar de um empreiteiro de obras públicas, é preciso pedir um certificado e um alvará. O alvará de obras públicas também permite realizar obras particulares, desde que o valor se inclua na classe para que está autorizado. Normalmente, os empreiteiros só trabalham em obras de grande monta.

Conclusão: a diferença entre trolha e pedreiro é regional 

“Trolha” e “pedreiro” são praticamente sinónimos. A diferença entre trolha e pedreiro é regional: enquanto no Norte se usa mais o termo “trolha”, no Sul é mais comum “pedreiro”. Isto é algo semelhante ao que acontece com “picheleiro”, que também é mais comum no Norte, e “canalizador”, que é usado no resto do país. 

Se formos ao detalhe, é possível que em alguns contextos trolha se refira apenas ao servente de pedreiro. Além disso, “trolha” também é nome da ferramenta que os pedreiros usam para colocar a argamassa – possivelmente, foi isso que também deu origem ao nome da profissão. 

Seja como for, pode contar com a Fixando para encontrar pedreiros em Lisboa, trolhas no Porto e obras em casa em todo o país. 

Deixe um comentário