Já todos ouvimos falar em arquitetos e engenheiros civis. Mas sabe qual é a diferença entre um arquiteto e um engenheiro civil? Sabe quando precisa de contratar um arquiteto ou, pelo contrário, quando precisa de um engenheiro? Quem é que pode assinar o projeto? Hoje, vamos explorar a diferença entre um arquiteto e um engenheiro civil.
O que faz um arquiteto?
O arquiteto é um profissional responsável pelo design e planeamento de edifícios, focando-se na funcionalidade, estética e no enquadramento com o meio envolvente. Em Portugal, os arquitetos têm todos um mestrado em arquitetura, seguido de um estágio profissional e, finalmente, a inscrição na Ordem dos Arquitectos. Sem estarem inscritos na Ordem e cumprirem todos os requisitos de formação e experiência, não podem exercer.
Mas o que é isto do “design e planeamento de edifícios” significa na prática?
Em primeiro lugar, é o arquiteto que desenvolve o conceito do edifício e que prepara o projeto de arquitetura – ou seja, a planta e os desenhos técnicos. Depois da obra estar aprovada, também é o arquiteto que escolhe os materiais para a construção, tendo em conta o conforto térmico, a sustentabilidade e as preferências do cliente. Finalmente, faz o acompanhamento da obra para garantir que o projeto é executado tal como previsto.
O que faz um engenheiro civil?
Enquanto o arquiteto se foca no planeamento do edifício, o engenheiro civil concentra-se mais na estrutura, segurança e execução técnica da obra. Por isso, todas as obras precisam de engenheiros civis. Agora, atenção: em Portugal, os engenheiros civis devem estar inscritos na Ordem dos Engenheiros ou na Ordem dos Engenheiros Técnicos para exercerem a sua profissão legalmente.
Mas o que faz um engenheiro civil no dia a dia?
A principal função do engenheiro civil é o planeamento e a gestão da obra. Para isso, precisa de fazer o cálculo e dimensionamento das estruturas (sejam em betão, aço ou madeira), uma análise de segurança, e supervisionar a instalação das redes de água, esgotos e eletricidade. Finalmente, também tem o dever de acompanhar a obra para garantir que está em conformidade com todas as normas e regulamentos.
Quando contratar um Arquiteto?
Tendo em conta o que vimos acima, deve contratar um arquiteto quando o projeto requer:
- Construir um novo imóvel;
- Planeamento de espaços interiores e exteriores;
- Definição de materiais (caderno de encargos);
- Elaboração de projetos que necessitem de aprovação camarária;
- Remodelações estruturais que envolvam alterações significativas na configuração do espaço, uma vez que estas renovações exigem a entrega de um projeto de arquitetura na Câmara Municipal.
Quando contratar um Engenheiro Civil?
Por outro lado, deve contratar um engenheiro civil quando precisar de alguém para:
- Calcular e dimensionar a estrutura;
- Planear o reforço da estrutura ou a sua reabilitação;
- Acompanhar a execução de uma obra de arquitetura;
- Supervisionar projectos de redes técnicas, como canalização e electricidade;
- Executar projetos de especialidades para licenciamento de obras;
- Avaliar a estabilidade de edifícios antigos.
Se construir uma casa, tenho de contratar um arquitecto e um engenheiro Civil?
Sim. Para o licenciamento da obra, a Câmara Municipal vai pedir tanto o projeto de arquitetura (feito pelo arquiteto) como o projeto de especialidades (feito pelo engenheiro civil). Por isso, na construção de novas moradias, recomendamos que procure um gabinete de arquitetura e engenharia que tenha ambos os profissionais.
Os engenheiros civis podem assinar projetos de arquitetura?
Agora, a grande dúvida. Os engenheiros civis podem assinar projetos de arquitetura, como projetos para moradias?
Primeiro, apenas os arquitectos estavam autorizados a assinar projectos de arquitectura em Portugal. No entanto, a partir de 2018, alguns engenheiros passaram a poder assinar projetos de arquitetura. Os engenheiros civis formados até 1987 pelas Universidades do Porto, Coimbra, Minho e Técnica de Lisboa passaram a ter competência para assinar projectos de arquitectura.
Se podem fazer o mesmo, qual é a diferença entre um arquiteto e um engenheiro civil?
Na verdade, os arquitetos e engenheiros civis têm funções distintas, mas complementares. O arquitecto é essencial para o design e organização dos espaços, enquanto o engenheiro civil garante que a estrutura é segura e cumpre as normas técnicas. No entanto, muitos engenheiros civis têm experiência e competência para ir mais além, algo que a lei de 2018 reconhece. Contudo, essa deve ser a exceção e não a regra!
