Ninguém questiona que a música tem um papel fundamental em qualquer evento, seja um casamento, uma festa da empresa ou um aniversário especial. A grande dúvida é só o que é melhor: um DJ para eventos ou uma banda? Hoje vamos ponderar os prós e os contras de contratar um DJ ou uma banda para eventos.
DJ para festas e eventos
Um DJ pode transformar qualquer festa ou evento num verdadeiro festival de música. Como os DJs dispõem de um repertório praticamente ilimitado, conseguem adaptar-se aos gostos e pedidos dos convidados. Além disso, não há pausas entre as músicas: a festa nunca pára.
Vantagens de contratar um DJ para eventos
Tendo em conta o que já dissemos, provavelmente já está a adivinhar quais são as maiores vantagens de contratar um DJ para festas e eventos:
- Variedade: um DJ pode tocar qualquer género de música, inclusive um playlist com músicas escolhidas pelos noivos. Além disso, também podem adaptar-se ao gosto dos convidados durante a actuação ou aceitar pedidos, embora seja menos comum.
- Continuidade: a banda precisa de afinar os instrumentos e fazer pausas de vez em quando. Pelo contrário, um DJ não faz interrupções entre as músicas e mantém a pista de dança sempre animada.
- Espaço e logística: o equipamento de um DJ ocupa menos espaço do que uma banda, por isso é adequado mesmo para espaços relativamente pequenos. A montagem da mesa de DJ também é mais rápida.
- Orçamento: geralmente, contratar um DJ é mais económico do que contratar uma banda ao vivo. Se quiser descobrir quanto custa um DJ, basta pedir um orçamento na Fixando.
Desvantagens de contratar um DJ
- Falta de interação: embora um bom DJ possa criar uma experiência mais interativa se reagir aos pedidos e aos gostos do público, a experiência nunca é tão pessoal como a de uma banda.
- Menos impacto: um DJ atrás de uma mesa de mistura nunca terá tanta presença em palco como uma banda. No entanto, pode contornar este ponto se criar um bom espectáculo de luzes.
Banda para festas ou eventos
Uma banda ao vivo traz um toque especial a qualquer evento. A presença dos músicos no palco, a energia da atuação e até o facto de ser menos comum criam um ambiente único e memorável. Para quem procura um evento com um toque sofisticado, uma banda pode ser a escolha certa.
Vantagens de contratar uma banda para eventos
Agora, vejamos as vantagens de contratar uma banda para festas ou eventos:
- Presença em palco: uma banda tem mais presença em palco do que um DJ atrás de uma mesa de mistura. Uma atuação ao vivo cria sempre um ambiente mais próximo e envolvente.
- Personalização: muitas bandas adaptam o repertório ao evento, incluindo versões especiais de músicas (por exemplo, versões jazz de clássicos, etc). O DJ tem menos oportunidade de fazer isto, porque está dependente das versões que encontra.
- Espetáculo visual: uma banda ao vivo é também um elemento cénico que contribui para a atmosfera do evento. Aliás, nem sequer é preciso uma banda inteira. Um pianista pode encher o palco sozinho!
- Eventos diurnos: os DJs estão muito associados a festas, pistas de dança e eventos noturnos. Para um casamento, por exemplo, a banda pode tocar no caminho para o altar e depois novamente na festa.
Desvantagens de contratar uma banda para festas e eventos
- Preço mais elevado: contratar vários músicos quase sempre implica um custo superior ao de um DJ. No entanto, garantimos que vai encontrar bandas para eventos ao melhor preço possível na Fixando.
- Espaço e logística: uma banda com várias pessoas precisa de mais espaço do que um DJ. Se usarem guitarras eléctricas, baixo e guitarra, também demoram mais tempo a montar o equipamento e os amplificadores.
- Menos flexibilidade: por um lado, a banda pode adaptar as músicas a um estilo específico. Por outro, só podem tocar aquilo que prepararam. Portanto, dificilmente conseguem abranger tantos géneros como um DJ.
Qual a melhor opção para o seu evento: banda ou DJ para festas?
A escolha entre um DJ e uma banda depende do tipo de evento e da experiência que deseja proporcionar aos convidados.Tendo em conta os prós e os contras de contratar um DJ para festas ou uma banda para eventos que vimos até aqui:
- Se pretende uma festa animada, com uma variedade musical ampla e um ambiente de discoteca, um DJ pode ser a melhor opção. Esta é uma opção muito popular em eventos corporativos que querem promover networking e team building.
- Para eventos mais intimistas ou com um toque sofisticado, como um casamento ou um batizado, uma banda ou coro ao vivo pode ser a escolha perfeita. Uma banda tem mais presença em palco e cria um ambiente mais envolvente.
- Em alguns casos, a combinação dos dois pode ser uma excelente solução! Um grupo de músicos para a cerimónia e um DJ para animar a pista de dança noite dentro pode criar um evento equilibrado e memorável.
Independentemente da sua escolha, o mais importante é garantir que a música está alinhada com o estilo do evento e as expectativas dos convidados. E claro, sabe que pode contar com a Fixando para encontrar o profissional certo em qualquer um dos casos.
