Precisa de promover os seus serviços e fortalecer a marca? Então, tem de perceber bem a diferença entre relações públicas e marketing. Apesar de estes dois campos se complementarem, têm objetivos distintos.
Enquanto o marketing se foca em atrair clientes e aumentar as vendas, as relações públicas trabalham a reputação da marca. Compreender bem a diferença entre marketing e relações públicas pode ajudar a escolher o profissional certo para cada situação.
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O que faz um especialista em Relações Públicas?
Um profissional de relações públicas (RP) tem a missão de construir e consolidar a imagem da marca, nomeadamente através de assessoria de imprensa e parcerias estratégicas. O objetivo é que a percepção do público seja positiva e esteja alinhada com os valores da empresa. A reputação da marca é fundamental para aumentar a notoriedade (isto é, o reconhecimento da marca) e ganhar a confiança do público.
A maioria dos profissionais de relações públicas tem formação em Ciências da Comunicação, Relações Públicas e Comunicação Empresarial, Comunicação e Relações Públicas ou outros cursos semelhantes. Estes profissionais precisam de boas competências de comunicação, pensamento estratégico, capacidade para lidar com imprevistos e uma boa rede de contactos nos media.
Principais funções de um especialista em relações públicas
- Desenvolver estratégias de comunicação para melhorar a imagem da empresa.
- Preparar e distribuir comunicados de imprensa.
- Conseguir projeção nos meios de comunicação social.
- Planear eventos corporativos e parcerias estratégicas.
- Gerir crises de reputação e implementar planos de resposta.
- Monitorizar a percepção da marca e ajustar estratégias conforme necessário.
O que faz um especialista em Marketing?
Em comparação com o relações públicas, o especialista em marketing (“marketeer”) tem um foco mais comercial e estratégico. O objetivo é atrair clientes, criar campanhas eficazes e gerar vendas. Para isso, os marketeers têm de utilizar tanto ferramentas digitais (por exemplo, redes sociais e em motores de busca, anúncios em display e otimização do website da marca) como tradicionais (anúncios na imprensa, em outdoors e na televisão).
A maioria dos profissionais de marketing tem formação em Marketing e Publicidade, Comunicação e Marketing ou cursos semelhantes. Para lá da formação académica, é importante fazer cursos de atualização sobre marketing digital, uma vez que este ramo está em constante evolução. Um marketeer precisa de criatividade, capacidade de análise e de conhecer bem as tendências do mercado.
Principais funções de um especialista em Marketing
- Analisar o mercado e o comportamento dos consumidores.
- Criar e implementar campanhas publicitárias para atrair clientes.
- Otimizar estratégias de marketing digital (SEO, redes sociais, email marketing, etc.).
- Gerir campanhas pagas em plataformas como Google Ads e Facebook Ads.
- Definir estratégias para reter clientes (nutrição de leads).
- Medir o impacto das ações e ajustar estratégias para melhorar resultados.
Quando contratar um especialista em Marketing ou em Relações Públicas?
Os profissionais de relações públicas e marketing trabalham lado a lado. Enquanto o marketing atrai clientes com campanhas estratégicas, as relações públicas garantem que a marca mantém uma boa reputação e comunicação com diferentes públicos. Portanto, como deve imaginar, um alimenta o outro.
Imagine, por exemplo, que está a preparar um lançamento de um novo produto. As relações públicas enviam comunicados de imprensa, conseguem a cobertura nos media e organizam eventos de lançamento. Ao mesmo tempo, o departamento de marketing prepara uma página sobre o produto e apresenta-o nas redes sociais.
Contudo, nem sempre vivemos num mundo ideal. Se precisa de ajuda para aumentar as suas vendas ou lançar uma campanha e não tem um orçamento ilimitado, precisa de saber quem contratar. É melhor contratar um especialista em Marketing ou em Relações Públicas? Quem lhe traz resultados mais rápido?
Se está indeciso sobre contratar um profissional de relações públicas ou um marketeer, pense no seu objetivo principal:
- Precisa de melhorar a reputação da sua empresa ou lidar com uma crise de imagem? Deve contratar um especialista em relações públicas.
- Quer fortalecer a presença da sua marca nos media, patrocinar um evento ou fazer parcerias com influencers? Um profissional de RP ajuda a divulgar notícias e parcerias estratégicas.
- Quer atrair mais clientes e aumentar as vendas? Um especialista em marketing pode criar campanhas eficazes para esse propósito.
- Precisa de um plano para redes sociais, anúncios online ou campanhas de email marketing? Um especialista em marketing será a melhor opção.
Embora sejam áreas próximas, há diferenças entre o marketing e as relações públicas. O especialista marketing foca-se em atrair clientes e impulsionar vendas. Já um especialista em relações públicas preocupa-se com a reputação da marca. Em muitas empresas, estas áreas trabalham em conjunto para criar uma presença forte e coerente no mercado.
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