A música tem um papel fundamental em qualquer evento, seja um casamento, uma festa da empresa ou um aniversário especial. Mas o que é melhor: contratar um DJ ou uma banda ao vivo? Vejamos os os prós e os contras de contratar um DJ para casamentos ou uma banda para casamentos!
Qual é a vantagem de contratar um DJ para casamentos
Um DJ para casamentos consegue animar a pista de dança e entreter todos os convidados. Além disso, pode responder aos pedidos dos convidados, não precisa de muito espaço para trabalhar e, normalmente, é mais económico do que contratar uma banda para casamentos. Estas são as principais vantagens de contratar um DJ para casamentos:
- Versatilidade: um DJ para casamentos pode preparar uma playlist com músicas escolhidas pelos noivos. Mais, pode adaptar-se ao feedback dos convidados durante a atuação. Em alguns casos, até pode aceitar pedidos. Já agora, veja aqui como escolher o DJ para casamentos ideal.
- Continuidade: uma banda para casamentos precisa de afinar os instrumentos, ganhar fôlego e fazer pausas entre músicos. Pelo contrário, um DJ para casamentos não precisa de fazer interrupções entre as músicas e mantém a pista de dança sempre animada.
- Facilidade de logística: uma banda para casamentos precisa de mais espaço do que um DJ, que só tem de levar a mesa de mistura. Além disso, a própria logística é mais fácil: a banda tem de transportar todos os instrumentos, cabos e amplificadores. Se alugou um espaço pequeno, isto é algo a ter em consideração.
Orçamento: geralmente, contratar um DJ para casamentos é mais económico do que contratar uma banda ao vivo. No entanto, mesmo entre DJs, há diferenças de preço. Por isso, recomendamos procurar um DJ para casamentos na Fixando e comparar diferentes orçamentos.
Quais são as desvantagens de contratar um DJ para casamentos?
No entanto, também há algumas coisas que deve ter em consideração ao contratar um DJ para casamentos. O casamento é um evento único, por isso convém ponderar todas as vantagens e desvantagens:
- Menos interação: embora um bom DJ para casamentos até possa criar uma experiência mais interativa, porque percebe o que músicas estão a cativar os convidados ou não, a experiência de ter um músico por trás de uma mesa de mistura nunca é tão pessoal como estar a ver uma banda ao vivo.
- Não é uma opção clássica: um DJ para casamentos pode não se ajustar ao estilo de casamento que está a organizar. Se está a organizar um casamento de manhã, ou mesmo ao fim da tarde, talvez uma banda ao vivo seja uma opção mais clássica.
Quais são as vantagens de contratar uma banda para casamentos?
Uma banda com uma boa presença de palco traz um toque especial a qualquer evento. Não só propicia um ambiente único e memorável, como também confere um toque sofisticado Estas são as principais vantagens de contratar uma banda para casamentos:
- Presença em palco: uma banda para casamentos tem mais presença em palco do que um DJ atrás de uma mesa de mistura. Uma atuação ao vivo cria sempre um ambiente mais próximo e envolvente, especialmente se houver um bom vocalista ou band leader. No fundo, é como ver um concerto!
- Repertório para casamentos: muitas bandas para casamentos já têm um repertório bem construído de músicas para a primeira dança entre os noivos e músicas animadas para continuar a festa. As bandas para casamento mais originais pegam em clássicos e dão-lhes uma nova roupagem para a sua festa.
- Instrumentos ao vivo: os próprios instrumentos ajudam a criar presença de palco e a chamar a atenção. Um piano de cauda, por exemplo, chama sempre a atenção. Mas ouvir música tocada ao vivo é sempre diferente de uma gravação, que é o que acontece com um DJ para casamentos.
- Eventos diurnos: os DJs para casamentos estão muito associados a festas que se arrastam pela noite dentro. Por isso, se quer contratar um coro para chegar ao altar, fazer um casamento durante a manhã ou uma festa elegante de final de tarde, uma banda para casamentos é a escolha mais natural.
Quais são as desvantagens de contratar uma banda para casamentos?
Dito isto, há algumas desvantagens em contratar uma banda para casamentos. Em comparação com um DJ para casamentos, estas são algumas desvantagens de uma banda ao vivo:
- Preço mais elevado: normalmente, contratar vários músicos tem um custo superior ao de um DJ para casamentos. No entanto, também pode ser uma boa surpresa. Procure uma banda para casamentos na Fixando e compare todas as opções antes de decidir.
- Espaço para o palco: uma banda para casamentos precisa de um palco. Enquanto um DJ monta a sua mesa de mistura em qualquer espaço, uma banda precisa de mais espaço e de mais tempo para montar o equipamento e os amplificadores. Por isso, se alugou um espaço pequeno, é uma desvantagem.
- Antecedência: enquanto um DJ para casamentos pode fazer mais do que um evento no mesmo dia, uma banda exige mais logística e raramente toca em mais do que um evento. Por isso, se quer uma banda ao vivo, precisa de reservar com antecedência.
Então, o que é melhor: contratar um DJ para casamentos ou uma banda ao vivo?
Tendo em conta todas as vantagens e desvantagens que já vimos, está claro que a escolha entre um DJ e uma banda depende do tipo de evento e da experiência que deseja proporcionar aos convidados. Porém, podemos resumir a opinião dos nossos especialistas:
- Se quer organizar uma festa animada, quase com um ambiente de discoteca, um DJ para casamentos é a melhor opção.
- Para um casamento mais discreto e sofisticado, especialmente se é durante o dia, uma banda para casamentos ou coro ao vivo é melhor.
Independentemente da sua escolha, sabe que pode contar com a Fixando para encontrar tudo o que precisa para organizar o casamento com que sempre sonhou!
