Qual é a Diferença entre uma Limpeza a Fundo e a Limpeza Pós-Obras?

limpeza pos obras

Se fez obras e está à procura de uma empresa de limpeza, é normal ter dúvidas sobre qual o tipo de limpeza mais adequado. Será que uma limpeza a fundo é suficiente? O que inclui uma limpeza pós-obras? Embora ambas sejam mais intensivas do que a limpeza de manutenção regular, há diferenças entre uma limpeza a fundo e uma limpeza pós-obras.

O que é uma limpeza a fundo?

A limpeza a fundo é um serviço que vai além da limpeza diária ou semanal. As tarefas dependem daquilo que combinar com a empresa de limpeza, mas este tipo de limpeza costuma incluir tarefas como:

  • Limpeza profunda de cozinhas e casas de banho, como a limpeza de eletrodomésticos, limpeza das juntas dos azulejos e do silicone;
  • Lavagem de janelas e persianas, embora a limpeza de janelas possa ser um serviço em separado, especialmente se for necessário desmontar as caixilharias;
  • Aspiração e lavagem de carpetes, higienização de sofás) e colchões com equipamentos profissionais, incluindo limpeza a vapor;
  • Limpeza geral do pavimento, dos rodapés, interruptores e tomadas.

A limpeza a fundo também pode estar associada a outros serviços, como organização de armários, lavagem de roupa e engomadoria. 

Mas, em suma, uma limpeza a fundo é um serviço que vai mais minucioso do que a limpeza semanal. É indicada para as limpezas quando muda a estação (as famosas “limpezas de Primavera” ou “limpezas de Outono”); depois de um período de ausência prolongada; ou simplesmente falta de tempo para fazer uma limpeza profunda de certas zonas (por exemplo, das janelas ou dos eletrodomésticos). 

Mas será indicado depois de uma obra? Vejamos melhor as diferenças entre uma limpeza a fundo e uma limpeza pós-obras.

O que é uma limpeza pós-obras?

Tal como o nome indica, a limpeza pós-obras é um serviço especializado destinado a remover os resíduos e sujidades resultantes de obras ou remodelações. Este tipo de limpeza abarca vários serviços, mas geralmente inclui:

  • Remoção de pó fino e resíduos de construção, que se impregna por toda a casa (paredes, armários, espelhos, portas, puxadores, etc);
  • Limpeza de manchas de tinta, cimento ou cola, por vezes com produtos de limpeza químicos e mais agressivos daqueles que usamos na limpeza de manutenção;
  • Lavagem de vidros e caixilharias, já que normalmente é necessário remover a caixilharia para limpar o pó fino das obras;
  • Aspiração e lavagem de pavimentos, parapeitos, bancas e todas as superfícies da habitação;
  • Eliminação de pequenos detritos e materiais de construção.

Devido ao pó fino das obras, este serviço requer equipamentos mais específicos do que uma limpeza habitual. Normalmente, é necessário um aspirador industrial com filtros HEPA para capturar partículas finas, bem como produtos de limpeza específicos adequados para remover resíduos de obra. Pelo contrário, na limpeza a fundo conseguimos usar produtos mais ecológicos. 

Quanto tempo demora uma limpeza a fundo e uma limpeza pós-obra?

Quanto à duração do serviço, a limpeza pós-obra também costuma ser mais demorada do que uma limpeza profunda. A maioria das vezes, a limpeza a fundo dura apenas um dia (4 a 8 horas), a menos que peça vários serviços muito complexos.

Pelo contrário, a limpeza pós-obras costuma demorar pelo menos dois dias (16 horas). No entanto, isto depende muito da dimensão da casa e do tipo de obra. É diferente limpar uma casa que foi totalmente renovada ou apenas uma cozinha. 

Outra diferença importante é que as empresas de limpeza pós-obras, cientes da dificuldade em eliminar todo o pó das obras, trabalham em equipas. Por isso, o orçamento para a limpeza pós-obras inclui quase sempre o trabalho de 2-3 pessoas.

Quando escolher uma limpeza a fundo vs uma limpeza pós-obra?

Já vimos que há várias diferenças entre uma limpeza a fundo e uma limpeza pós-obra. Enquanto a limpeza a fundo é uma limpeza mais completa do que a limpeza diária; a limpeza pós-obra ataca o pó fino que se acumula depois de qualquer tipo de obra. 

A limpeza pós-obra requer mais tempo e equipamento especializado, especialmente aspiradores, solventes e equipas maiores. No entanto, no final, a casa fica limpa, pronta e segura para ser habitada. Por isso, podemos resumir:

  • se quiser fazer uma manutenção profunda, ou se esteve ausente durante um longo período de tempo, encontre aqui uma limpeza a fundo

no caso de ter feito obras recentemente, mesmo que tenha sido apenas numa divisão, recomendamos que agende um serviço de limpeza pós-obra.

Deixe um comentário