Como corrigir uma declaração de IRS com divergências?

Submeteu a sua declaração de IRS e foram entradas divergências? Não entre em pânico! Saiba o que fazer para corrigir a declaração de IRS. 

O que significa declaração com divergências?

Quando são identificadas divergências na sua declaração de IRS, significa que a Autoridade Tributária (AT) considera que a informação que submeteu não coincide com o que consta na base de dados. Há muitas divergências que podem surgir, como a omissão da venda de um imóvel que gerou mais-valias, uma diferença entre os valores que o empregador diz ter pago e os declarados pelo trabalhador, e por aí em diante. 

Outras vezes, trata-se apenas de uma formalidade. Por exemplo, se quer beneficiar do IRS Jovem, a AT requer uma prova do ano em que concluiu os estudos. O mesmo pode acontecer com outros programas. Portanto, não se assuste quando receber a notificação.

Depois de receber a notificação por correio ou pela ViaCTT, a melhor forma de perceber o que se passou é entrar no Portal da AT. Se escrever “divergências” no campo de pesquisa, a primeira opção deve ser “consultar divergências”. A partir daí, pode perceber quais são os campos em que a AT considera que há informações incoerências. Agora, resta resolver a divergência: ou com uma justificação, ou com uma declaração de substituição. 

Como resolver uma divergência no IRS?

Quando a declaração de IRS tem divergências, o contribuinte tem 15 dias para justificar os valores declarados ou para submeter uma nova declaração. Vejamos como resolver cada uma destas situações.

A sua declaração está correta? Submeta uma justificação

Se verificou a declaração e os valores estão corretos, pode resolver a divergência no IRS apresentando uma justificação. Pode apresentar a justificação presencialmente, se agendar um atendimento num serviço de Finanças nos 15 dias seguintes, ou através do e-balcão. Para muitas pessoas, o e-balcão é a maneira mais rápida e eficaz de resolver e corrigir as divergências no IRS.

Se quiser agendar o atendimento presencial, o melhor é entrar no site da AT, clicar em “Contactos” e escolher “Atendimento por Marcação”, que é a sua opção. Se a seguir aparecerem várias hipóteses, clique em “Para outros assuntos” e “marcar”. Continue sempre e escolha “marcar atendimento”. Em assunto, selecione “IRS” e escolha a divergência que se aplica. O site relembra quais são os documentos que tem de levar consigo e, depois, só tem de avançar para escolher a data e a hora. 

Se preferir resolver a divergência online, entre no e-balcão (clique em “Contactos” no rodapé) e depois em aceder. No fundo da página, há um botão azul com a indicação “Registar Nova Questão”. Na parte imposto ou área selecione “IRS” e a seguir, em tipo de questão, indique “Declaração/Liquidação-MOD3” e na questão escolha “Divergências”. A seguir, pode fazer a sua exposição e enviar anexos. Se faltarem documentos, as Finanças vão solicitá-los em resposta à sua mensagem, por isso fique atento ao e-balcão. 

Isto, claro, no caso da sua declaração estar certa. Se realmente houve um erro, deve entregar uma declaração de substituição. 

A declaração tinha erros? Preencha uma declaração de substituição

Se a sua declaração tinha erros, há uma opção no Portal das Finanças para “corrigir a declaração já enviada com erros de validação central”. Tenha em consideração que a declaração de substituição deve ser preenchida na totalidade, incluindo os anexos que não precisam de correção. Por isso, esteja com muita atenção para corrigir os erros anteriores e não se voltar a enganar em mais nada. 

Depois de entregar esta declaração de substituição, a divergência no IRS é dada como concluída. No entanto, tem de esperar pela validação central para ter a certeza que não surgiram novas divergências. Se a declaração for validada como certa, a divergência fica resolvida. Se continuar a haver divergências, o processo recomeça.

Se tiver dúvidas sobre como preencher a declaração de substituição do IRS, recomendamos que consulte um contabilista.

Não conhece um contabilista? Temos a solução

Se precisa de ajuda para perceber as divergências na sua declaração de IRS, ou se tem dúvidas sobre como preencher a declaração de substituição, fale com um profissional. Caso não conheça nenhum contabilista, pode encontrar excelentes profissionais na Fixando. Clique aqui para encontrar um contabilista para fazer a declaração de IRS. Se tem uma empresa ou atividade aberta, encontre aqui um contabilista certificado

Com a ajuda de um profissional, vai corrigir todos os erros e divergências da sua declaração de IRS e resolver o assunto sem ter de pagar qualquer multa.

Deixe um comentário