Tendo em conta a facilidade com que podemos entrar no site das companhias aéreas e no Booking para reservar voos e alojamento, será que ainda vale a pena contratar agências de viagens? Hoje vamos ponderar os prós e os contras de contratar uma agência de viagens para organizar as suas férias.
Quais são as vantagens de contratar uma agência de viagens?
A principal vantagem de contratar uma agência de viagens é poupar tempo e esforço para organizar todo o itinerário. Não tem de andar a comparar datas para encontrar os voos mais baratos, a procurar hotéis com quartos para toda a família, nem a reservar transfers e bilhetes para diversas atividades.
Muitas agências de viagens têm pacotes de viagens que lhe permitem desfrutar em pleno de vários destinos paradisíacos, como Cabo Verde, Brasil, Paris, São Tomé, Senegal, Maldivas, Cuba e Tailândia, que são cada vez mais procurados pelos portugueses. Ao procurar uma agência de viagens, vai de férias com tudo organizado.
O que nos leva a outra questão: o preço. Dentro da Europa, quase sempre fica mais económico reservar voos e hotel por sua conta. Mas para destinos fora da Europa, como aqueles que já mencionámos, há vantagens em recorrer a agências de viagens, sobretudo se tiverem voos charter para o resort onde vai ficar e pacotes com tudo incluído.
Nesse caso, não só as agências de viagens são competitivas a nível de preço, como também oferecem mais apoio. Em viagens para a Índia e os Estados Unidos, por exemplo, ter apoio 24 horas, seguro de viagem para eventuais atrasos, cancelamentos ou perda de bagagem é uma grande vantagem. Dentro da Europa, como há mais proteção dos consumidores e o cartão europeu de saúde, é sempre mais fácil enfrentar imprevistos.
Quais são as desvantagens de contratar uma agência de viagens?
Agora, vamos às desvantagens de contratar uma agência de viagens. Muitas pessoas apontam o preço das agências de viagens, que cobram sempre uma comissão, como a maior desvantagem. No entanto, como dissemos acima, isso é mais notório em destinos europeus, facilmente acessíveis e onde é mais simples organizar a sua viagem. Fora da Europa, este argumento nem sempre se verifica.
Outra desvantagem, para quem gosta de ir à aventura, é a menor flexibilidade de alguns pacotes e roteiros fixos. Por exemplo, se optar por um pacote para ir à Madeira, aos Açores ou às Canárias, poderá não ter muitas oportunidades para explorar as ilhas por sua conta, ou até para viajar entre ilhas.
No entanto, se esse é o seu caso, tem duas opções: ou pede um percurso personalizado à agência de viagens, ou o serviço da agência de viagens realmente não é para si. As agências de viagem valem a pena para famílias que não têm muito tempo nem paciência para organizar os seus percursos, e que procuram umas férias previsíveis.
Por último, temos a questão da inflexibilidade da agência em si. Quando fizer a reserva, confirme sempre com a agência qual é a política de cancelamento ou de alterações. Algumas agências não aceitam alterações de voos nem de hotel, o que pode ser uma desvantagem para quem está a reservar férias com muita antecedência.
Então, vale a pena contratar uma agência de viagens?
Na nossa opinião, vale a pena contratar uma agência de viagens. Se não tem muito tempo para organizar as suas férias, ou se não tem experiência a organizar itinerários, as suas férias podem ser mais agradáveis se tiver um conjunto de profissionais a tratar de tudo por si, incluindo a transferência do aeroporto para o hotel.
Isto é especialmente verdade se pretende viajar para fora da Europa, em destinos que nos são menos acessíveis, resorts em países tropicais, territórios com uma segurança mais duvidosa (não só segurança física, mas também cuidados de saúde e segurança alimentar, sem acesso universal à água potável) ou países onde terá dificuldade em comunicar porque não falam Português e têm baixa fluência de Inglês.
Afinal de contas, a última coisa que quer é arruinar as suas férias com um imprevisto. Imagine passar horas em filas a comprar bilhetes, regatear preços com taxistas para chegar ao hotel, discutir para escolherem restaurantes ou não ter uma terceira cama no quarto para o filho dormir. Depois de um ano inteiro a trabalhar, não vale a pena arriscar.
Na Fixando, encontra agências de viagens capazes de organizar todo o tipo de viagens, incluindo cruzeiros internacionais, safaris, férias de praia e escapadinhas urbanas. Temos ainda especialistas em organizar viagens de lua de mel de sonho, para que comecem a vossa vida conjugal da melhor forma.
