
Não é novidade que um dos serviços mais procurados na nossa plataforma é a certificação energética. Mas apesar de ser obrigatória, persistem muitas dúvidas: afinal, o que a certificação energética? Para que serve? Como posso obter um certificado energético? É a essas perguntas que pretendemos dar resposta com este post informativo.
O que é a certificação energética?
O certificado energético é um documento que avalia quanta energia consome uma casa. Para isso, tem em consideração o isolamento térmico da fração e do prédio, a orientação e exposição solar, o consumo energético do sistema de climatização e de aquecimento de água. De acordo com a energia que a casa consome ao longo ano, é-lhe atribuída uma classificação do F ao A+. O certificado inclui ainda algumas medidas para reduzir o consumo energético.
Como e onde pedir a certificação energética?
O certificado energético só pode ser emitido pelos Técnicos da Agência para a Energia (ADENE). Se estão à procura de um técnico para fazer a certificação energética da vossa casa, sugerimos que procure um serviço de certificação energética. Depois da peritagem técnica, tem de fazer o registo e pedir a emissão do certificado.
Quando é necessário pedir um certificado energético?
No caso dos edifícios habitacionais, a certificação energética é obrigatória sempre que haja contratos de compra e venda ou de arrendamento, quer se tratem de edifícios novos ou antigos. Quem não o fizer está sujeito a uma multa pesada, especialmente no caso dos imóveis para uso comercial.
É por isso que a procura por certificações energéticas de edifícios no Porto e por certificações energéticas de edifícios em Lisboa é tão alta – é nestas cidades que a “bolha imobiliária” mas se tem feito sentir. Além disso, é obrigatório pedir um novo certificado energético quando há obras no edifício que superam os 25% do seu valor total, como as obras de reabilitação que tanto se têm feito nas principais cidades do país.
Procura ajuda noutra área? Veja o que temos reservado para si!
2 opiniões sobre “O que é a certificação energética?”