Como se preparar os exames nacionais

Os exames nacionais são um momento decisivo na vida de qualquer estudante. As notas nos exames nacionais determinam em que universidade e em que cursos consegue entrar, por isso a pressão é enorme. E num ano lectivo tão atípico como este, é normal que os estudantes se sintam ansiosos. Mas como é que os estudantes podem lidar melhor com os exames nacionais? Como é que pode ajudar os seus filhos a preparar os exames nacionais?

Há dois pontos principais em que precisa de se focar para preparar os exames nacionais. O primeiro é o bem-estar mental, para aliviar o stress e a pressão dos exames. O segundo é preparar os exames o melhor possível. Se a sua principal preocupação é rever a matéria ou compensar aulas perdidas, pode ver algumas dicas sobre como preparar os exames nacionais aqui. Mas se a sua principal preocupação é lidar com o stress, continue connosco.

Sessão de Meditação & Yoga

Meditar é uma das muitas formas de lidar com o stress no dia-a-dia. Se os exames são a única coisa em que consegue pensar durante todo o dia, uma sessão de meditação ao final do dia é uma maneira saudável de controlar os seus pensamentos e de ter um sono mais profundo. As técnicas de meditação também o ensinam a controlar a respiração, o que pode ser útil no próprio dia do exame não começar a hiperventilar. Além disso, pode experimente começar o dia com exercícios de yoga se continua a acordar com os músculos tensos e contraídos. 

Atenção à alimentação   

Somos o que comemos. Uma alimentação rica em hidratos de carbono de absorção rápida (açúcar, guloseimas, snacks como croissants, napolitanas ou bolachas doces, cereais de pequeno-almoço, pão branco, etc.) causa picos de açúcar. Os picos de açúcar prejudicam a nossa capacidade de concentração, e por isso tornam o estudo menos rentável. Mesmo quando come fruta (que também é de rápida absorção), deve combinar sempre com bolachas integrais ou com outro alimento de absorção lenta.

Fazer exercício físico

A tensão pode-nos tornar frustrados, raivosos e mal-humorados. Libertar essas “más energias” com exercício físico é uma das muitas maneiras de transformar essa energia em endorfinas ou “hormonas da felicidade”.

Procura ajuda noutra área? Veja o que temos reservado para si!

Fixando

2 opiniões sobre “Como se preparar os exames nacionais

  1. Acontece que o que eu tenho procurado até agora está neste artigo. Estou muito feliz por encontrar vários artigos neste blog, estou interessado em sua frase acima, muito construindo opiniões na minha opinião, por quê? porque você escreveu em uma linguagem fácil de entender .. Muito interessante obrigado

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s