
As escolas podem estar encerradas, mas o ano letivo ainda não terminou. Aqui ficam 4 sugestões para estudar com as crianças em casa durante a quarentena:
1. Estabelecer uma rotina
Não deixe que os seus filhos pensem que estão de “férias prolongadas”. Apesar de estarem descansados enquanto dormem e de ficarem entretidos com a consola – o que pode ser um alívio para os pais que têm de trabalhar a partir de casa – não é uma alternativa saudável. O melhor é estabelecer uma rotina, com horas para acordar e para comer. E sim, também com horas para estudar.
2. Controlar os trabalhos de casa
Os grandes grupos editoriais, como a Porto Editora, disponibilizaram gratuitamente dezenas de recursos de e-learning na Escola Virtual. Isto significa que muitos professores estão a enviar atividades e exercícios interativos para os alunos, além dos trabalhos de casa habituais. Se é encarregado de educação, fique atento às notificações e certifique-se que os seus filhos estão a fazer os trabalhos de casa. Não tem a certeza do plano da escola dos seus filhos? Contacte o diretor de turma.
3. Ler obras do Plano Nacional de Leitura
As obras de leitura obrigatória a Língua Portuguesa são uma boa forma de passar o tempo, até porque é uma matéria que sai sempre em exames nacionais. Para os mais novos, o melhor é mesmo apostar nos livros do Plano Nacional de Leitura. Várias bibliotecas públicas estão a disponibilizar gratuitamente as versões em e-book, por exemplo. Se tiver possibilidades económicas, há várias livrarias que estão a fazer promoções de livros ou oferta da taxa de entrega para encomendas online.
4. Rever matéria anterior
O ensino à distância ainda não está numa fase em que os professores possam lecionar matéria nova, é certo. Mas nada impede os seus filhos de rever matéria anterior – incluindo matéria dos anos anteriores, que também pode sair nos exames e que nem sempre há tempo de rever no final do ano. Se precisarem de ajuda com a preparação para os exames, procure explicações online (via Skype) para complementar o estudo e tirar dúvidas.
Procura ajuda noutra área? Veja o que temos reservado para si!