Como apoiar os filhos durante os exames nacionais?

Os exames chegaram e com eles muitos nervos e ansiedade.

Para poder ajudar os seus filhos neste período difícil, sugerem-se algumas dicas:

Horário de Estudo: 

Antes de tudo deve aconselhá-lo a estabelecer um horário de estudo tendo em conta o seu ciclo biológico. Há quem prefira estudar durante a noite, há quem prefira o dia. O importante é que durma bem e que faça pausas frequentes de 90 em 90 minutos durante o estudo.

Alimentação Saudável:

Acompanhe uma boa alimentação, privilegiando a fruta pois está é muito rica em minerais, vitaminas e açúcares essenciais para que os neurônios funcionam bem e aguentem um elevado ritmo de concentração. Um pequeno chocolate também faz milagres sobretudo nas pausas.

Exames dos Anos Anteriores:

Deve sugerir aos seus filhos para começar a selecionar alguns exames dos anos anteriores e tentar resolvê-los. Assim conseguirão perceber melhor a matéria que ainda precisa de ser consolidada. Após esta seleção deverão elaborar alguns mapas de conceitos, estes que ajudam a estruturar mentalmente a matéria e dessa forma treinar o cérebro para respostas mais rápidas assertivas.

É importante que os seus filhos tentem resolver os exames nacionais de anos anteriores que se encontram disponíveis para consulta aqui e que os tentem resolver como se estivessem em situação de exame, tomando conta do tempo para a realização do mesmo e sem se distrair (proibido telemóvel e televisão ao lado),desta forma vão aprender a fazer a gestão do tempo, que será muito útil no dia do exame .

Conversas e Motivações: 

Converse com eles nas pausas, mas nunca os interrompa a meio de uma sessão de estudo.

Finalmente, encoraje-os, ajude-os a estarem motivados para o estudo. Tente fazer atividades com eles nos momentos livres, para os ajudar a descontrair e transmitir-lhes toda a confiança. Diga-lhes frequentemente que acredita neles e que vão capaz de atingir a nota que precisam!

Procura ajuda noutra área? Veja o que temos reservado para si!

Fixando

Uma opinião sobre “Como apoiar os filhos durante os exames nacionais?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s