
Os exames chegaram e com eles muitos nervos e ansiedade.
Para poder ajudar os seus filhos neste período difícil, sugerem-se algumas dicas:
Horário de Estudo:
Antes de tudo deve aconselhá-lo a estabelecer um horário de estudo tendo em conta o seu ciclo biológico. Há quem prefira estudar durante a noite, há quem prefira o dia. O importante é que durma bem e que faça pausas frequentes de 90 em 90 minutos durante o estudo.
Alimentação Saudável:
Acompanhe uma boa alimentação, privilegiando a fruta pois está é muito rica em minerais, vitaminas e açúcares essenciais para que os neurônios funcionam bem e aguentem um elevado ritmo de concentração. Um pequeno chocolate também faz milagres sobretudo nas pausas.
Exames dos Anos Anteriores:
Deve sugerir aos seus filhos para começar a selecionar alguns exames dos anos anteriores e tentar resolvê-los. Assim conseguirão perceber melhor a matéria que ainda precisa de ser consolidada. Após esta seleção deverão elaborar alguns mapas de conceitos, estes que ajudam a estruturar mentalmente a matéria e dessa forma treinar o cérebro para respostas mais rápidas assertivas.
É importante que os seus filhos tentem resolver os exames nacionais de anos anteriores que se encontram disponíveis para consulta aqui e que os tentem resolver como se estivessem em situação de exame, tomando conta do tempo para a realização do mesmo e sem se distrair (proibido telemóvel e televisão ao lado),desta forma vão aprender a fazer a gestão do tempo, que será muito útil no dia do exame .
Conversas e Motivações:
Converse com eles nas pausas, mas nunca os interrompa a meio de uma sessão de estudo.
Finalmente, encoraje-os, ajude-os a estarem motivados para o estudo. Tente fazer atividades com eles nos momentos livres, para os ajudar a descontrair e transmitir-lhes toda a confiança. Diga-lhes frequentemente que acredita neles e que vão capaz de atingir a nota que precisam!
Procura ajuda noutra área? Veja o que temos reservado para si!
Uma opinião sobre “Como apoiar os filhos durante os exames nacionais?”