6 Dicas para aprender uma nova língua sem sair de casa!

Com a chegada da pandemia COVID-19 o mundo parou. As pessoas adaptaram-se, as empresas moldaram-se e as novas aprendizagens tornaram-se uma prioridade.

Para muitos, aprender um novo idioma foi sempre um aborrecimento: ou porque não tinham companhia ou porque simplesmente não queriam sair de casa para o fazer. Chega de desculpas! 

Aprender um novo idioma nunca foi tão fácil, por isso, deixamos algumas dicas úteis: 

#1 Procure ajuda! 

Procurar ajuda é o primeiro passo para ter um maior sucesso durante o processo de aprendizagem.

Infelizmente não conseguimos aprender nem aperfeiçoar uma língua inteira através do “Duolingo”. Precisamos de ultrapassar fronteiras e aplicações!

Pedir ajuda a quem realmente nos consegue ajudar a progredir na nossa aprendizagem é a melhor maneira para o fazer.

Se precisar de uma ajudinha extra pode procurar um professor adaptado às suas capacidades, ritmos e disponibilidade na Fixando. 

Não hesite em evoluir na sua aprendizagem.

#2 Fale com outras pessoas!

Sabemos que aprender uma nova língua sozinho pode ser difícil ou aborrecido.

Falar com pessoas nativas é das melhores maneiras para conseguir evoluir e desenvolver rapidamente o seu processo de aprendizagem.

Agora, com tantas funcionalidades à nossa disposição, podemos interligar-nos com várias pessoas de todos os lados do mundo, aprendendo não só os seus idiomas, mas também os seus costumes e hábitos quotidianos.

Nos dias de hoje temos inúmeras possibilidades de interagirmos com outras pessoas usando os grupos do Facebook, Whatsapp, entre tantos outros. 

Para o ajudar neste desafio existe também o SPEAK, uma plataforma online com acesso totalmente gratuito, que permite a aprendizagem de mais de 40 línguas diferentes, através de grupos de línguas informais e eventos de intercâmbio cultural. 

No SPEAK terá à sua disposição grupos de línguas com quatro a sete participantes liderados por buddies, que são fluentes no idioma que partilham. As sessões acontecem diariamente, durante 90 minutos, ao longo de duas semanas. Qualquer pessoa se pode inscrever para aprender uma nova língua e partilhar a sua própria língua com outros, ajudando locais, migrantes e refugiados a sentirem-se mais integrados nas cidades onde vivem.

#3 Veja filmes e séries: 

Sabia que ao mesmo tempo que desfruta de um momento relaxado, consegue aprender?  

Ver filmes, séries ou até documentários poderá ajudar imenso neste desafio!

Com a grande variedade de bancos audiovisuais disponíveis na internet, como o Youtube, HBO ou Netflix, conseguirá encontrar imensos conteúdos nos mais diversos idiomas, que o irão ajudar a desenvolver a sua aprendizagem. 

Durante os filmes, séries ou documentários, acompanhe as legendas, acompanhe o timing das falas e tente associá-las ao seu significado, caso não entenda recue um bocadinho e repita novamente o momento.

Se já estiver mais confortável no idioma e queira enfrentar um novo patamar, desafiamo-lo a retirar as legendas e desfrutar do momento! 

#4 Ouça Podcasts:

Por vezes, ouvir diversos Podcasts no idioma que estamos a aprender é uma atividade bastante enriquecedora, onde conseguirá aprimorar algumas capacidades como a audição e a reflexão em simultâneo.

Estes são produzidos e extremamente focados para auxiliar a aprendizagem de novos idiomas, adequando o tom de voz e os temas abordados para aquele momento.

Para mais, existem diversos Podcasts totalmente gratuitos!

#5 Leia bastante!

Sabia que a leitura é um exercício essencial para progredir rapidamente na sua aprendizagem?

Uma das muitas vantagens de realizar a leitura no idioma que está a aprender é o facto  de ser uma ótima maneira de enriquecer o seu vocabulário ou associar continuamente palavras, bem como aperfeiçoar a utilização de conectores de frases.

Para esta atividade poderá utilizar artigos, jornais, revistas e muitos livros. 

#6 Praticar, Errar, Praticar Novamente! 

Pratique, pratique e pratique novamente! 

Como dizia o velho ditado, “Herrar é umano”, e é com os erros que conseguimos evoluir!

Fixando

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s