Desinfeção & Limpeza – Perguntas e Respostas Frequentes!

limpeza-desinfeção-perguntas-frequentes

Desinfeção & Limpeza – Perguntas e Respostas Frequentes

Com a possível exceção da expressão “distanciamento social”, desinfeção e limpeza têm sido as nossas palavras de ordem nos últimos meses. Mas como é que podemos desinfetar e limpar a nossa casa durante a pandemia de COVID-19? 

Por que devemos limpar superfícies e roupas?

Os microrganismos – uma categoria em que incluímos bactérias, vírus como COVID-19, fungos e ácaros – sobrevivem em locais quentes e húmidos. Pensa-se o COVID-19 sobrevive vários dias à temperatura ambiente, inclusive em metais e em plástico. No papel, sobrevive apenas algumas horas. Muitos resistem até às temperaturas muito altas e é por isso que devemos ventilar as casas e os espaços comuns, ferver as máscaras de tecido, lavar roupas a altas temperaturas (pelo menos a 60 graus para eliminar o COVID-19, se for possível), desinfetar superfícies com álcool a 70% e fazer uma limpeza a fundo em locais onde estiveram infectados. Este tipo de limpeza inativa o vírus e previne a transmissão comunitária.  

Qualquer detergente elimina o COVID-19?

A maioria dos desinfetantes e detergentes comuns é capaz de inocular um vírus como o SARS-CoV-2, o responsável pela COVID-19. Isto deve-se sobretudo à sua composição química, mas também há outros fatores que influenciam a eficácia do detergente, como o pH ou o tempo de contacto com o detergente, entre outros fatores. Para algumas bactérias e vírus, mais resistentes a desinfetantes comuns, existem desinfetantes próprios recomendados pelas autoridades de saúde. 

Como escolher o desinfetante certo para cada superfície?

A primeira coisa é ter em consideração é o tipo de microrganismos que deseja eliminar e se precisa de algum desinfetante específico. Depois, verifique a compatibilidade com a superfície (num computador ou num tablet, por exemplo, não convém usar alguns desinfetantes, a roupa de pele deve ser desinfetada numa lavandaria especializada, um colchão deve ser limpo com produtos próprios, etc). Finalmente, tome os devidos cuidados para não intoxicar ninguém e use sempre as proteções necessárias para aplicar desinfetantes fortes. Guarde o produto num local fresco e seco, de acordo com as recomendações do fabricante, para voltar a usar em serviços e limpezas domésticas.

Como limpar a casa de banho?

Sabemos que pode haver partículas de COVID-19 aerossolizadas nas casas de banho. É recomendável puxar sempre o autoclismo com a tampa fechada.

Como desinfetar as mãos?

Depois de desinfetar uma superfície, é importante lavar bem as mãos para remover quaisquer vestígios. A lavagem das mãos remove a maioria dos vírus e bactérias da nossa pele e evita o contágio. Se não tiver água e sabão, use uma solução com  álcool numa concentração de 70% para eliminar o COVID-19. Lave pelo menos até aos pulsos. 

Procura ajuda noutra área? Veja o que temos reservado para si!

Fixando

Uma opinião sobre “Desinfeção & Limpeza – Perguntas e Respostas Frequentes!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s