Nomadismo Digital : Trabalhar na internet a explorar Portugal

Liberdade e independência… São estes os principais fatores que nos levam a aderir e adorar o estilo de vida de Nomadismo Digital. Já imaginou a liberdade de poder trabalhar a partir de qualquer lugar?

A possibilidade de gerir o próprio horário sem dar explicações a ninguém? 

Devido à situação que nos rodeia, estamos limitados ao nosso País e a deixar as grandes viagens para depois. Mas será isso uma opção menos válida de aproveitarmos este estilo de vida de nómada digital para conhecermos Portugal? Acreditamos que o nosso principal objetivo na NomadX é mesmo facilitar essa ponte.

Mas bem… Comecemos pelo princípio. 

O que é um Nómada Digital?

Nómada Digital é uma pessoa que viaja pelo mundo enquanto trabalha na internet. Os nómadas são conhecidos por não terem casa fixa. Isso faz com que estejam sempre em movimento entre Países, em trabalho e em lazer.

Hoje em dia, trabalhar remotamente já não é uma novidade. E como Nómada Digital há diversos trabalhos que podemos fazer apenas através da internet. Desde trabalhar como freelancer para outras empresas ou a possibilidade de criarmos o nosso próprio negócio. 

Cada vez mais temos acesso a uma boa internet (a partir de qualquer lugar), assim como as viagens são mais simples de organizar (digitalmente).

Imagine só a possibilidade de ser português, trabalhar para uma empresa no Reino Unido, e estar a trabalhar a partir de uma bela esplanada de praia no sudoeste Alentejano. (Situação comum no nomadismo digital).

Mas qual a diferença entre Nomadismo Digital e Trabalho Remoto?

Um trabalhador remoto não precisa necessariamente de estar fora do seu local de origem. Muitos trabalhadores remotos trabalham apenas a partir de casa, ou até de espaços coworking.

Os nómadas digitais são os aventureiros que combinam o trabalho com a viagem “fora da sua zona de conforto”.

É um estilo de vida incrível, mas não é um conto de fadas. Ser Nómada digital tem as suas vantagens e desvantagens, mas estas são as principais vantagens:

  • Poder estar constantemente em viagem;
  • Permanecer nos locais o tempo que quiser;
  • Estar em constante aprendizagem cultural;
  • Envolver-se na cultura de cada País;
  • Liberdade de criar as próprias regras;
  • Poupar dinheiro com as viagens em longos períodos (muitas vezes valores mais baixos que uma renda);

Podemos viver em países com um custo de vida inferior a Portugal, onde é possível conseguirmos juntar algum dinheiro para uma viagem mais dispendiosa ou simplesmente aumentar a nossa qualidade de vida.

A melhor parte de aderir ao nomadismo digital é dizer “Adeus” ao Síndrome pós-férias. Aquele sentimento que nos invade de toda a vez que saímos da nossa rotina para férias. Como nómada consegue encontrar o equilíbrio entre trabalho e lazer.

Estamos apenas a falar da melhor parte, sendo que a maior desvantagem deste estilo de vida, é a solidão. Para estas situações, na NOMADX impulsionamos um forte sentido de comunidade com eventos frequentes onde todos possam partilhar experiências, ideias e passar bons momentos juntos.

Obviamente estes eventos estão agora condicionados por questões de segurança, durante esta situação do coronavírus, mas estas partilhas e convívio não deixam de acontecer.

Ligue-se ao digital, e envolva-se com a comunidade nómada. Participe em eventos, onde poderá adquirir e partilhar conhecimentos, aprofundar relações e aumentar a sua visibilidade profissional. (chamado networking). Na nossa comunidade do Facebook, partilhamos diversas experiências entre Nómadas, assim como trazemos diariamente novos conteúdos sobre o estilo de vida de nomadismo digital.

Coronavírus e o impacto no Nomadismo Digital

O futuro relativamente ao coronavírus ainda é imprevisível. Por isso, todas as grandes viagens, para longe ou destinos de sonho estão ainda em stand-by. 

No entanto, não é preciso desanimar. Podemos praticar nomadismo digital no nosso próprio País! Diga-se de passagem que (patriotismos à parte) é uma excelente opção e temos uma diversidade de oferta incrível. 

Chegou a oportunidade de conhecer todos aqueles lugares que, em algum momento pusemos de parte, porque iríamos ter tempo de lá ir numas férias quaisquer. 

Porque não explorar o nosso país, e conhecer tudo aquilo de bonito que temos para apreciar?

Alguma vez imaginamos empresas em Portugal a trabalhar remotamente e/ou em teletrabalho? Para muitas destas empresas, o trabalho remoto veio para ficar. Trabalho remoto para as empresas traduz-se em menos custos em escritórios, e para os trabalhadores significa organização de tempo para distinguir o horário de trabalho com o tempo que temos para nós. 

Estas novas condições vieram comprovar a possibilidade de tantas profissões poderem tornar-se remotas, já que o trabalho pode ser feito unicamente através de um computador e internet. 

E o melhor destas aventuras como nómadas digitais é que apenas precisamos do nosso portátil e telemóvel para podermos trabalhar a partir de qualquer parte!

Nómada Digital em Portugal: para onde ir? 

Portugal tem uma infinidade de opções válidas e muitos sítios já estão preparados para receber nómadas digitais. Seja com espaços de coworking, bibliotecas ou cafés preparados para trabalhar de forma remota a partir do nosso computador. 

A NomadX é uma plataforma de alojamento para estadias médias (mínimo 1 mês) especializada em trabalhadores remotos e conta com imensas opções ao longo de todo o país.

Se ainda precisar de ideias… Sabia que a European Best Destination elegeu algumas regiões de Portugal como os locais mais seguros para visitar em tempos de Covid-19?

  • Madeira
  • Açores
  • Alentejo
  • Algarve

O Algarve costuma ser uma zona muito popular e explorada, principalmente, pelos estrangeiros. Mas atualmente está numa situação anormal, com a maioria dos turistas a preferirem o interior do país e para as zonas rurais. Esta poderá ser uma ótima razão para aproveitar agora e explorar melhor esta zona do país. Nómadas Digitais estão mais espalhados por Lagos e Faro, embora quem goste de Surf prefira Sagres. Se quiser conhecer os melhores espaços de cowork, eventos ou até mesmo outros nómadas no Algarve, aconselhamos que se junte a este grupo no Facebook: Algarve Digital Nomads.

Em relação às ilhas Portuguesas, não conseguimos recomendar apenas uma. Sugerimos que tire um tempo para cada arquipélago. A Madeira é mais desenvolvida que qualquer ilha nos Açores, devido ao grande desenvolvimento do turismo que já prevalece nesta ilha há várias décadas. Assim sendo, é muito fácil ter um bom estilo de vida na Madeira, entre espaços de coworking, bons apartamentos na NomadX, vida social e noturna e, ainda, frutas exóticas.

Já nos Açores, se quer trabalhar de forma remota e experimentar coworks e espaços com outros trabalhadores remotos, recomendamos a ilha de São Miguel. Ainda com as típicas paisagens incríveis associadas a este arquipélago, mas com o desenvolvimento adequado para encontrar espaços de cowork, boa internet nas várias localidades e mais locais de convívio para trabalhadores remotos.

Nesta altura, recomendamos também que procure viajar para locais com menos densidade de população. Explorar zonas rurais é também uma opção extremamente válida!

________________________________________

O trabalho remoto é o futuro do trabalho, e muitos trabalhadores remotos vão aproveitar o melhor desta liberdade e se vão tornar em Nómadas Digitais. Esperamos que este artigo o tenha inspirado a adotar o Nomadismo Digital em Portugal, e explorar mais aprofundadamente o que o nosso país tem para oferecer. 

Matilde Leitão

NomadX 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s