Quem contrato para construir um website?

como-construir-um-website

Já viu as principais vantagens de investir num website e agora quer passar ao passo seguinte. Nesta pesquisa é normal deparar-se com várias opções, cada uma mais confusa do que a última. “Afinal, preciso de um programador ou de um web designer? É preferível começar no WordPress, Wix, Shopify e por aí em diante? Qual é a melhor solução para o meu negócio?”

Infelizmente, as respostas são todas “depende”. O melhor é procurar um profissional de confiança que o oriente para a solução mais indicada para o tipo de website que procura e para o seu orçamento.

Por onde começar?

Os melhores conselheiros costumam ser os profissionais de Marketing Digital. Em primeiro lugar, vão dizer-lhe se precisa de um website ecommerce, se pode ser só uma página única, um microsite ou se precisa de um website completo. Todas estas opções têm preços muito diferentes, por isso é importante acertar na solução. 

Programação web, web development ou web design?

Depois de obter essa indicação, está na altura de contratar um profissional para a execução do site. Neste momento, é possível que fique confuso sobre se precisa de um web developer, de um programador ou de um web designer.

Um web developer é normalmente especializado no frontend, isto é, na parte visual do site. Trabalha, pelo menos, com CSS, HTML e Javascript. Também existem web developers versáteis com capacidade para o backend, a parte “invisível” do site.

No entanto, normalmente, o backend é uma especialidade dos programadores web, que trabalham com Ruby, PHP, Java, Python, Liquid, Perl, etc. Como já deve ter percebido, é normal os web developers trabalharem com os programadores web, porque os seus conhecimentos se complementam.

Então, quando surgem os web designers? Um web designer especializado esboça o aspeto visual do website. Antes de os programadores porem as mãos à obra, é importante estabelecer o design e o “flow” dos visitantes, isto é, pré-determinar os caminhos que os utilizadores vão percorrer quando aterram na página principal (ou numa página secundária qualquer). 

Ao criar estes mockups, evita retrabalhos por parte dos programadores (não é uma função que quer pagar duas vezes!) e evita que se aventurem no design do website, que não é sempre o seu forte. A única forma de evitar o web designer é escolher um template pré-definido, uma vez que existem vários para WordPress ou Prestashop.

Outra opção é não contratar ninguém para desenhar o seu website e escolher uma plataformas web que funciona à base de mensalidades, como o Shopify ou Wix. 

Boa sorte!

Procura ajuda em outras áreas? Veja aqui o que temos reservado para si.

Fixando

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s