SEIS DICAS IMPORTANTES PARA COMEÇAR UM NOVO BLOG WORDPRESS E NÃO SE ARREPENDER DA SUA HOSPEDAGEM

Hoje, a Internet facilita muito a nossa vida com os diversos serviços oferecidos como compras online, redes sociais, plataformas de streaming, etc.  Pode fazer tudo na Internet, seja através de um computador ou smartphone.

Mas há uma coisa que está a aparecer cada vez mais na Internet, que são os blogs! Um blog é um site, artigos ou informações. Estes são publicados para compartilhar uma paixão ou um universo de conteúdos…

Neste artigo, veremos 6 dicas para escolher um host para iniciar um blog no WordPress para que não tenha problemas e vir-se arrepender mais tarde. Vamos lá!

O que é WordPress?

WordPress é um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) que permite criar e fazer a gestão de sites. É uma ferramenta muito poderosa que teve uma evolução muito grande desde do seu lançamento com o intuito de tornar o universo da criação de sites acessível a todos.

WordPress é Open Source e depende de temas e plug-ins para personalizar a interface do site como também para adicionar outros recursos como compras online, gerenciamento de estoque, etc. Podemos dizer que o WordPress é o CMS mais popular do mundo, com milhões de sites criados através dele.

Recomendamos este artigo para aprender mais sobre o WordPress: igual a um dos nossos clientes que é uma empresa de mudanças: fazem mudanças em Lisboa e Porto, na qual eles optaram pelo WordPress

Seis dicas para escolher um host para um blog

É importante observar que um host é um provedor de serviços escolhido por um período de vários anos.

Para escolher o host certo para um blog desenvolvido em WordPress, ficam aqui 6 dicas essenciais:

Evolução da acomodação

A evolução do host é poder melhorar o tipo de hospedagem que deseja sem nenhum problema técnico. Este é um ponto muito importante, especialmente quando o blog atrai muitas pessoas e o tipo de hospedagem atual não é capaz de suportar a carga de clientes. Existem 4 tipos populares de hospedagem: compartilhada, dedicada, VPS e nuvem. Para o blog que acabou de lançar, é melhor ir para o alojamento partilhado (o mais barato), mas com a possibilidade de futuramente mudar para uma oferta maior. Lembre-se que  um host é escolhido por um longo período de tempo. Assim sendo ficará complicado mudar para outra infraestrutura.

Um hospedeiro reconhecido

Como acontece com praticamente tudo no mundo, deve sempre procurar empresas que tenham know-how e experiência na área. 

Portanto, recorra sempre a um prestador de serviços com alguns anos de experiência na área para evitar surpresas e principalmente problemas. Um host reconhecido conta com infraestrutura em todo o mundo, com equipamentos e profissionais para fazer com que tudo funcione de forma correta e ideal em todos os momentos. 

Segurança

Outra dica é a segurança do servidor. Certifique-se que escolhe um host da Web que tenha uma série de ferramentas de software e hardware para que consiga garantir a segurança do servidor. Os ataques de computador mais difundidos na Internet são DDOS, e consistem em bombardear o servidor de requisição para fazê-lo desacelerar ou derrubá-lo. Alguns provedores de hospedagem não oferecem proteção contra esse tipo de ataque e, portanto, devem ser evitados. Informe-se e otimize a segurança do seu site WordPress, poderá encontrar diversos recursos na web.

Suporte técnico

Ponto muito importante na procura de um host é o suporte técnico. O suporte técnico é o único que pode resolver quaisquer problemas relacionados com a sua hospedagem. 

Deve escolher um host que ofereça suporte técnico disponível tanto por telefone como também por chat. Isso é muito importante, porque os provedores de hospedagem que oferecem apenas suporte por email devem ser evitados, pois os emails são respondidos em 2 horas. Além disso, se o suporte técnico não estiver disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o host deve ser evitado, principalmente quando não consegue saber quando é que um problema vai ocorrer. 

Suporte para CMS e outras ferramentas

Outro ponto importante é o suporte nativo para CMS e outras ferramentas de criação e gestão de sites. Como o seu blog está desenvolvido em WordPress, o mínimo que  pode fazer é confirmar que o host oferece um suporte em WordPress. 
Vá para a página de informações de hospedagem e verifique se a hospedagem oferece suporte a todos os CMS e ferramentas de que precisa.

Localização dos servidores

Um dos pontos que melhora as referências do seu site é a localização dos servidores. Se um site (blog no nosso caso) estiver localizado em servidores do país do público-alvo, sua classificação nos motores de busca será melhor. Não é obrigatório que tenha isso, mas ganhar alguns lugares no ranking do site é sempre bom, na nossa agência de marketing digital explicamos bem essa tática de SEO.

Concluir

Acabamos de ver 6 dicas para escolher o host certo para um blog desenvolvido em WordPress. Alguns dirão “Sim, é apenas um host da web, então escolha um qualquer” – este é considerado um grande erro e que vai a perda de tempo e de dinheiro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s