Confinamento não é Sedentarismo!

O confinamento como consequência da pandemia da COVID-19, levou-nos a todos, sem  exceção, a viver um período diferente. Confinados, e com a liberdade reduzida, é necessário  adquirir novas rotinas e enfrentar outros desafios…em casa! 

O teletrabalho, por exemplo, passou a ser uma solução a nível profissional, no entanto  traduz-se em dias seguidos em casa, com as pessoas mais sentadas, ao computador e/ou  televisão em que a única caminhada que fazem é do quarto para a sala. Além desta  consequência, todas as atividades sociais e desportivas ficaram comprometidas e o  sedentarismo e inatividade física tendem a aumentar.  

Para enfrentar esta situação pandêmica é importante estarmos bem física e  mentalmente (mente sã e corpo são). Assim, apesar de estar em casa, é importante manter uma  atitude positiva e uma rotina diária!  

Sabe-se que a atividade física é uma ferramenta importante para controlar as infecções  de COVID-19 e manter a qualidade de vida. Assim, exercício físico assume um papel fundamental  para a saúde, para o bem-estar físico, psicológico, gestão de “stress” e promoção de um sono  mais tranquilo. Mais do que melhorar a forma física, o exercício físico torna-se relevante nas  funções cognitivas e na regulação das emoções através da ação de diversas hormonas.

Por  exemplo: a serotonina é a “hormona da felicidade”, regula o sono e está relacionada com  alterações de humor e depressão; a dopamina é a “hormona da motivação”, o seu défice gera  desmotivação para agir, falta de ânimo, influenciando diretamente o humor, atenção e  aprendizagem. 

Posto isto, realçar que confinamento não é sinônimo de sedentarismo! É determinante  que as pessoas reiniciem ou mantenham a prática de exercício físico por motivos de saúde e  emocionais. 

Estratégias para fazer exercício físico e/ou aumentar a atividade física no  confinamento: 

  • Aproveite para realizar caminhadas/corridas ao ar livre; 
  • Treino online (com acompanhamento);  
  • Treine sozinho com treinos prescritos para si (procure um profissional qualificado); 
  • Plataformas digitais e apps de exercício físico;Dedique todos os dias tempo ao relaxamento.  (Reserve alguns momentos para pensar positivamente e tentar relaxar ou fazer meditação.  Técnicas mindfulness); 
  • Dançar, saltar à corda, atividades físicas com crianças; 
  • Interrupção do comportamento sedentário de 30 em 30 minutos (coloque um alerta);  – Colocar o comando da televisão longe; 
  • Atender os telefonemas de pé; 
  • Outras formas de relaxar: ouvir música, ler, pintar;  
  • Para um completo bem-estar, não esquecer a alimentação equilibrada, descanso e dormir.

Não desanime! Lembre-se que esta situação não é permanente, mantenha-se  em casa, seguro, ativo e preservando a melhor qualidade de vida neste momento delicado. 

Reserve uma hora do seu dia para a prática de exercício físico, procure  acompanhamento/suporte e desfrute de todos os benefícios inerentes.  

Bons treinos!

Seja mais saudável, mais fit, mais feliz. A escolha é sua! 

Ana Ricardo  

Personal Trainer e Group Trainer 

Licenciada em Condição Física e Saúde no Desporto, na Escola Superior Deporto de Rio Maior e  Mestre em Exercício e Saúde pela FMH (Faculdade Motricidade Humana).   Além desta formação acadêmica, possui várias certificações no âmbito das populações especiais  tais como: exercício físico na obesidade, idosos, pré e pós-parto, doentes oncológicos, etc. Formação em periodização, prescrição de treino e treino funcional.  Especialização em Pilates.

A minha motivação é ajudar pessoas a transformar as suas vidas através do exercício físico  adequado a cada ser.

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