
O confinamento como consequência da pandemia da COVID-19, levou-nos a todos, sem exceção, a viver um período diferente. Confinados, e com a liberdade reduzida, é necessário adquirir novas rotinas e enfrentar outros desafios…em casa!
O teletrabalho, por exemplo, passou a ser uma solução a nível profissional, no entanto traduz-se em dias seguidos em casa, com as pessoas mais sentadas, ao computador e/ou televisão em que a única caminhada que fazem é do quarto para a sala. Além desta consequência, todas as atividades sociais e desportivas ficaram comprometidas e o sedentarismo e inatividade física tendem a aumentar.
Para enfrentar esta situação pandêmica é importante estarmos bem física e mentalmente (mente sã e corpo são). Assim, apesar de estar em casa, é importante manter uma atitude positiva e uma rotina diária!
Sabe-se que a atividade física é uma ferramenta importante para controlar as infecções de COVID-19 e manter a qualidade de vida. Assim, exercício físico assume um papel fundamental para a saúde, para o bem-estar físico, psicológico, gestão de “stress” e promoção de um sono mais tranquilo. Mais do que melhorar a forma física, o exercício físico torna-se relevante nas funções cognitivas e na regulação das emoções através da ação de diversas hormonas.
Por exemplo: a serotonina é a “hormona da felicidade”, regula o sono e está relacionada com alterações de humor e depressão; a dopamina é a “hormona da motivação”, o seu défice gera desmotivação para agir, falta de ânimo, influenciando diretamente o humor, atenção e aprendizagem.
Posto isto, realçar que confinamento não é sinônimo de sedentarismo! É determinante que as pessoas reiniciem ou mantenham a prática de exercício físico por motivos de saúde e emocionais.
Estratégias para fazer exercício físico e/ou aumentar a atividade física no confinamento:
- Aproveite para realizar caminhadas/corridas ao ar livre;
- Treino online (com acompanhamento);
- Treine sozinho com treinos prescritos para si (procure um profissional qualificado);
- Plataformas digitais e apps de exercício físico;Dedique todos os dias tempo ao relaxamento. (Reserve alguns momentos para pensar positivamente e tentar relaxar ou fazer meditação. Técnicas mindfulness);
- Dançar, saltar à corda, atividades físicas com crianças;
- Interrupção do comportamento sedentário de 30 em 30 minutos (coloque um alerta); – Colocar o comando da televisão longe;
- Atender os telefonemas de pé;
- Outras formas de relaxar: ouvir música, ler, pintar;
- Para um completo bem-estar, não esquecer a alimentação equilibrada, descanso e dormir.
Não desanime! Lembre-se que esta situação não é permanente, mantenha-se em casa, seguro, ativo e preservando a melhor qualidade de vida neste momento delicado.
Reserve uma hora do seu dia para a prática de exercício físico, procure acompanhamento/suporte e desfrute de todos os benefícios inerentes.
Bons treinos!
Seja mais saudável, mais fit, mais feliz. A escolha é sua!
Ana Ricardo
Personal Trainer e Group Trainer
Licenciada em Condição Física e Saúde no Desporto, na Escola Superior Deporto de Rio Maior e Mestre em Exercício e Saúde pela FMH (Faculdade Motricidade Humana). Além desta formação acadêmica, possui várias certificações no âmbito das populações especiais tais como: exercício físico na obesidade, idosos, pré e pós-parto, doentes oncológicos, etc. Formação em periodização, prescrição de treino e treino funcional. Especialização em Pilates.
A minha motivação é ajudar pessoas a transformar as suas vidas através do exercício físico adequado a cada ser.