Fechado em casa com um cão desobediente? Aprenda a treiná-lo!

Fechado em casa com um cão desobediente? Aprenda a treiná-lo!

A quarentena está a levar-nos a todos ao limite. Estar fechado em casa é um desafio – e ainda mais se estiver preso em casa com um cão desobediente. Mas não desespere! Agora que tem tempo livre, também pode aproveitar para aprender e treinar o seu cão.

Treinar um cão exige estímulos e recompensas

Treinar um cão depende sempre de estabelecer estímulos positivos e recompensas. Ou seja, o objectivo é que o seu companheiro de quatro patas associe determinados comportamentos a algo positivo. Para isso, pode usar “snacks”, guloseimas ou festinhas. E claro, retirar esses “privilégios” sempre que tem um comportamento indesejável. Ao fim de algum tempo, os animais começam a fazer naturalmente essas associações e vão abandonando os comportamentos que os prejudicam. 

No entanto, alguns animais mais indisciplinados são mais difíceis de treinar. Alguns precisam de muitas repetições e outros só conseguem aprender os comandos mais básicos. Se quer treinar o seu cão para fazer alguns “truques” (como “senta” ou “busca”), pode exigir um pouco mais de esforço do que simplesmente oferecer uma recompensa. Nesse caso, a nossa recomendação é experimentar aulas privadas online com um treinador de cães que lhe pode explicar tudo em detalhe. 

Mantenha o seu cão relaxado 

Tão importante como treinar o seu cão é manter o seu cão relaxado. Os animais são muito sensíveis e podem pressentir alterações no dia-a-dia e no humor dos seus donos. Por isso, é importante manter o cão relaxado e tentar manter uma rotina habitual. Tente fazer-lhe companhia e passeá-lo todos os dias. Tenha cuidado a limpar-lhe as patas ao voltar do passeio, nem que para isso tenha de lhe oferecer uma recompensa. 

Precisa de um hotel para cães ou de um treinador de cães? Na fixando tem tudo à sua disposição

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s