Se está à procura de um fornecedor, é normal que tenha dúvidas sobre em quem apostar. Quem é que vai cumprir escrupulosamente com os prazos? Quem oferece a melhor relação qualidade/ preço? Qual é a melhor aplicação dos seus recursos? Deixamos aqui alguns conselhos para escolher o fornecedor certo em qualquer situação, quer esteja à procura de um contabilista ou de uma empresa para eventos!
Não olhe apenas para o preço
Não olhe apenas para o preço, porque um bom fornecedor é como um investimento. Não quer que os fornecedores “despachem” os seus pedidos porque paga pouco. Pelo contrário, quer que se sintam investidos no seu projeto. Um fornecedor é muito mais do que uma relação comercial, mas sim um parceiro essencial para o sucesso do seu negócio.
Defina os prazos logo no início
A capacidade de cumprir os prazos é uma das principais características que deve procurar num fornecedor. Por isso, estabeleça prazos razoáveis logo no início: conheça os prazos mínimos para que o fornecedor consiga prestar um bom serviço, como funciona o envio e a entrega, etc. Inclua esses termos e condições no contrato ou SLA (Acordo de Nível de Serviço) para se salvaguardar.
Avalie bem a comunicação
Ter uma boa comunicação com todos os fornecedores é essencial. Por isso, quando estiver a decidir quem é o melhor fornecedor para a sua empresa, tenha em consideração a forma como a comunicação está a fluir. Se além apresenta uma boa proposta mas demora muito tempo a responder, ou parece ter constantemente um discurso de vendedor, talvez não seja a melhor aposta!
Um fornecedor deve ser um parceiro, mas a sua postura tem de se manter assertiva. Por isso, salvaguarde-se ao definir os termos e condições em termos claros logo desde o princípio!