Tem um carro elétrico ou híbrido? Compensa carregar em casa
Os veículos elétricos e os híbridos emitem menos dióxido de carbono e, portanto, são mais sustentáveis. No entanto, tendo em conta que Portugal e Espanha têm as taxas de eletricidade mais caras da Europa, muitos Portugueses têm de fazer contas.
No final de 2021, a Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica (EGME), responsável pela Mobi.e, a rede de mobilidade elétrica, anunciou que ia subir as tarifas em 79% (de 0.1657 para 0.2964 cêntimos por carregamento). Depois, o Ministério do Ambiente anunciou que o Estado ia suportar esse aumento graças ao Fundo Ambiental. Portanto, até agora, o preço do carregamento de carros elétricos permanece o mesmo para o consumidor.
No entanto, perante a instabilidade do panorama actual, é normal que os Portugueses se estejam a perguntar sobre qual é a forma mais económica de carregar a bateria de um carro elétrico.
Segundo um estudo recente (de 28 de Janeiro de 2022) da DECO, a forma mais económica de carregar a bateria de um carro elétrico é em casa, com tarifa bi-horária. Não só é provavelmente a mais prática, como consegue pagar menos por cada kilowatt. Segundo o mesmo estudo da DECO, num posto de carregamento normal quase metade da factura vai para tarifas e impostos, enquanto o restante corresponde efetivamente ao consumo de eletricidade.
Tendo em conta o preço para percorrer 18 kWh, que corresponde aproximadamente a 100 kms, os consumidores pagam 4.08€ de eletricidade, 1.884€ em tarifas para os operadores de pontos de carregamento, 0.018€ de IEC e 1.380€ de IVA. Ou seja, contas feitas, são 4.08€ de eletricidade contra 3.282€ em impostos. E os custos são ainda mais altos nos postos de carregamento rápidos!
Por isso, acaba por se tornar mais económica carregar a bateria em casa, nas horas mais baratas da tarifa bi-horária. Se já estiver convencido que ter um posto de carregamento para si é o mais económico, procure aqui empresas para instalar postos de carregamento elétricos.