Qual é a diferença entre um Website e um blog?

Qual é a diferença entre um Website e um blog?

Tem um blog ou tem um site? Quando estamos a ver o Instagram, é frequente ouvir os influencers dizer “vê a receita completa no blog!” ou “mais informações no meu site”. Por isso, em certos casos, a diferença entre um site e um blog é ténue. Mas são coisas muito diferentes! 

Veja o exemplo da Fixando, por exemplo. Este é o blog da Fixando – um espaço onde lhe damos dicas e conselhos. O site da Fixando é a parte da plataforma onde pode fazer pedidos de serviços e encontrar os melhores profissionais onde quer que seja. Muitas empresas têm um blog dentro do seu site.

Vamos então explorar a diferença entre um website e um blog de forma mais aprofundada?

Website vs blog: definição “oficial”

Um website é um conjunto de páginas interconectadas. Por exemplo, um website de uma empresa pode ter um catálogo de produtos, uma apresentação da equipa, preços, indicações sobre a localização e os contactos. Além disso, pode ter uma variedade enorme de conteúdos, incluindo texto, imagens, vídeos, formulários interativos, etc.

Por outro lado, um blog (também conhecido como “blogue” em Português) é um tipo específico de website que se concentra em conteúdo atualizado regularmente (posts), que estão organizados cronologicamente. Por isso, não consegue navegar num blog da mesma forma que navega num site. 

Então, a diferença é que um site é um domínio próprio e um blog é um blogspot?

Não necessariamente. Antigamente, os sites tinham endereços do género www.nomedamepresa.pt, enquanto os blogs eram algo do género nomedoblog.blogspot.com, nomedoblog.sapo.pt ou nomedoblog.wordpress.com. No entanto, hoje em dia não é bem assim!

Pode alojar o seu blog num domínio à sua escolha, como nomedoblog.com ou nomedoblog.pt. Em primeiro lugar, tem de comprar o domínio que pretende. Depois, tem de adquirir um serviço de alojamento. Se precisa de um serviço de alojamento de websites, ou se quer migrar o seu blog para um novo domínio, contrate um profissional.

Diferença entre website e blog em termos de conteúdo

Uma das diferenças mais perceptíveis entre um website e um blog é o tipo de conteúdo que apresentam. Como já vimos, a função do site é fornecer informações sobre uma empresa, uma organização ou um tema específico. Por outro lado, o blog tem posts que são apresentados cronologicamente.

Portanto, os websites têm uma estrutura estática, com texto formal e informativo, enquanto os blogs são escritos na primeira pessoa. O conteúdo destes últimos é atualizado com frequência, é mais dinâmico e expressa os opiniões ou experiências do autor. Normalmente, até adoptam um estilo “conversacional”. 

Posto isto, também é justo dizer que o propósito destes conteúdos é diferente. O objetivo do site é fazer com que um potencial cliente entre em contacto: que faça uma marcação, peça um orçamento ou uma informação. O objetivo do blog é interagir com uma determinada audiência. 

Uma semelhança entre website e blog: otimização para motores de busca

No entanto, isto leva-nos a uma semelhante entre os websites e os blogs: a otimização do conteúdo para motores de busca. Afinal de contas, todos querem chegar ao seu público! A otimização para motores de busca implica incluir “palavras-chave” que o público possa estar a pesquisar, criar backlinks e definir bem o meta-conteúdo. 

Por exemplo, se tiver um blog de receitas, pode notar que há artigos que têm sempre mais visualizações do que outros. Imagine que tem um artigo “como fazer pão caseiro de fermentação natural” e outro que diz apenas “como fazer pão”. Possivelmente, o artigo sobre “como fazer pão” fica enterrado nos resultados, enquanto o primeiro capta a atenção de um público muito específico. 

Em resumo, embora os termos “website” e “blog” sejam frequentemente como se fossem a mesma coisa, representam duas formas distintas de presença online, cada uma com suas próprias características, propósitos e público-alvo. Enquanto os websites são mais estáticos, projetados para fornecer informações específicas, os blogs são mais dinâmicos.
No entanto, ambos são ferramentas poderosas no mundo digital e podem ser usados de forma complementar para atingir uma variedade de objetivos online. Se quer lançar o seu próprio site para facilitar a navegação dos seus clientes,  clique aqui para encontrar um programador de websites.

Deixe um comentário