
Os exames estão quase a acabar e as férias escolares estão aí ao virar da esquina. O que significa que os mais pequenos vão pedir tardes de praia, sujeitos a um Sol impiedoso e a um mar imprevisível. Portanto, pais e mães deste Mundo, prepararem-se! Estes são os principais cuidados a ter com crianças na praia:
1. Protetor solar sempre, sempre, sempre!
Todos devemos usar protetor solar mas, no caso das crianças, é absolutamente imprescindível. A pele das crianças é ainda mais sensível do que a nossa – aliás, as crianças até 3 anos não devem ser expostas à luz solar direta. Assim sendo, é recomendável usar protetor solar com fator 50+. Como o protetor solar desaparece com o tempo e com a água, é preciso “reforçar” o protetor a cada 2 horas.
2. T-shirt, chapéu, guarda-sol.
Nunca é demais relembrar que devemos proteger a pele dos mais pequenos. Por isso mesmo, o protetor solar não é o suficiente. O “uniforme” de praia só fica completo com uma t-shirt que proteja o peito (e se possível parte das mangas) e um chapéu com abas. Além disso, é importante que os mais pequenos fiquem sempre a brincar abrigados, debaixo de um guarda-sol ou nas famosas “barraquinhas” de praia.
3. Só com o nadador-salvador por perto!
Muitas vezes, as crianças não têm noção do perigo do mar e saem das pequenas pocinhas de água onde é seguro brincarem. Então, é escusado dizer que nunca as podemos perder de vista! Mais: felizmente, nesta altura do ano, já há centenas de praias portuguesas vigiadas por nadadores-salvadores. Prefira estas praias às praias não vigiadas e olhe sempre para a bandeira antes de entrar na água.
4. Praias com bandeira azul.
Os turistas gostam de Portugal pelas nossas praias. Têm razão: temos 353 praias com bandeira azul (mais 20 que no ano passado), com águas límpidas e livres de poluição. Como as crianças têm tendência a mexer em tudo e têm uma pele particularmente sensíveis, procure praias com bandeira azul.
Precisa de melhorar a sua pele? Veja algumas sugestões que temos guardadas para si!