Como reparar o telemóvel depois de… cair à água!

Acontece aos melhores! Pode parecer motivo para rir, mas a verdade é não seria o primeiro a estragar o telemóvel depois de o deixar cair na água, por exemplo… à sanita. A boa notícia é que, se agir a tempo, pode salvar e reparar o telemóvel em vez de comprar outro novo. Afinal de contas, uma das maneiras de ser mais sustentável é evitar o desperdício: porquê descartar quando é possível reparar?

  1. Não é uma situação agradável, mas o primeiro passo é incontornável: tem de retirar o telemóvel da água o mais rápido que conseguir! Se cair numa sanita, use um saco plástico ou uma luva e tire-o o mais rapidamente possível. 
  2. Desligue o telemóvel imediatamente. Ao ligar, pode causar um curto circuito interno ao telemóvel. E, isso sim, seria irreparável. 
  3. Se conseguir tirar a bateria do telemóvel, tire-a e seque bem com papel de cozinha ou uma toalha. Retire e seque também o cartão SIM, os cartões de memória e tudo o que possa “salvar”. Tenha especial atenção às portas para o carregador e auriculares, porque a água pode infiltrar-se por aí. 
  4. Limpe a água do ecrã o melhor que conseguir, para não o estragar. 
  5. Agora que fez uma primeira secagem, enterre o telemóvel em arroz ou sílica gel (sim, aqueles saquinhos que vêm sempre nas carteiras!). Deixe-o um local seco (e, se possível, quente) durante pelo menos 24 horas.
  6. Ao fim de 24 horas, tente ligar o telemóvel. Se não funcionar, experimente trocar a bateria antes de comprar um novo. Procure um técnico de reparações perto de si e aconselhe-se bem antes de investir bastante dinheiro num aparelho novo. Se tiver mesmo de comprar um telemóvel novo, considere comprar um telemóvel resistente à água!

Faça o que fizer, nunca use um secador ou um aquecedor para secar o telemóvel, porque isso pode ser pior. Se ficou desligado depois de cair, não o tente ligar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s