Qual é a diferença entre Marketing e Transformação Digital?

tranformacao-digital-marketing-o-que-e

Qual é a diferença entre Marketing e Transformação Digital?

Nos últimos anos, um dos conceitos de que mais temos ouvido falar é a transformação digital nas empresas. Na verdade, trata-se de uma expressão “guarda-chuva” que abarca uma série de mudanças e tecnologias. 

Podemos dar vários exemplos desta transformação digital. Desde a automação de processos manuais (por exemplo, usar uma API para integrar as reservas de alojamentos em várias plataformas de reservas e evitar overbooking) até softwares baseados em cloud que facilitam processos internos e nos permitem trabalhar remotamente, passando pela realidade aumentada, há dezenas de ferramentas que se encaixam na transformação digital que todos vivemos. 

Nas empresas, a verdadeira transformação digital abarcou todos os departamentos: processos internos, gestão de stocks, contabilidade, desenvolvimento de produto, marketing, vendas e relacionamento com o cliente. Tudo está interligado e tudo se desenvolve mais rapidamente.

Talvez uma das maiores mudanças da transformação digital — que afecta tanto as empresas como o público — é a transição para o omnichannel. Se antes as empresas dependiam da localização das suas lojas físicas ou, no caso do B2B, de vendedores capazes de se reunir com cliente atrás de cliente, agora a prioridade é alcançar a primeira posição no Google. Além dos canais clássicos e da publicidade tradicional offline, temos toda uma panóplia de canais de comunicação online. 

Obviamente, isto tem implicações profundas a nível de Marketing. Primeiro, nasceu uma nova disciplina: o Marketing Digital. Depois, o storytelling da marca deve ser consistente em todos os canais, mesmo que nem todos se dirijam à mesma audiência. Ainda assim, é uma oportunidade de ter um contacto mais próximo com o público, de apostar em estratégias inovadoras para apresentar o produto e de chegar a quem já está à nossa procura

Em suma: transformação digital mudou o Marketing, mas não se resume apenas a esta parte do negócio. Pelo contrário, a transformação digital tem o potencial de afectar todas as facetas da empresa. 

Procura ajuda noutra área? Veja o que temos reservado para si!

Fixando

Uma opinião sobre “Qual é a diferença entre Marketing e Transformação Digital?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s