
Afinal qual é a importância de um logotipo?
Os tempos mudam e estamos a viver uma transformação digital, mas um bom logótipo continua a ser tão importante como antes.
Branding: criar uma identidade clara para a marca.
Uma das principais funções do logotipo da marca é criar um branding (imagem de marca) forte. Quantas empresas reconhece imediatamente ao ver ao logo? Quantas marcas desportivas (como a Nike, a Umbro, a Kappa ou a Lacoste) reconhece por um simples símbolo? O branding e o design de logotipos são especialmente importantes quando produtos que se destinam ao consumidor final. Se vai lançar uma nova marca ou uma loja online, é indispensável ter um logo facilmente reconhecível. Mesmo que não os seus futuros clientes não memorizem o nome à primeira, memorizam a imagem!
Estabelecer a personalidade da marca.
Outra das funções do logo é dar uma personalidade à marca, algo que também está relacionado com o branding de que falávamos antes. Um logótipo laranja dá a sensação de “energia”, enquanto o azul está associado a uma imagem mais “corporate”, por exemplo. O lettering (tipo de letra) do logo também é importante, já que o mesmo desenho, exactamente com o mesmo tipo de cores, pode mudar muito com o estilo de letra. O público tende a percepcionar alguns estilos de letra como sendo mais “artesanais”, enquanto outros são mais “retro” e outros mais “avant-garde”. Não se esqueça que é importante que o logo seja legível e reconhecível em vários formatos, incluindo em icones favicon para o website e em formato redondo para as redes sociais.
Ter um economato personalidade.
Outro dos motivos para o logótipo ser tão importante é o economato da empresa. Pode personalizar o seu cartão de visita, as suas canetas, bloco de notas, facturas e documentos, tote bags e até o carro da empresa com o logo, as cores e o letting escolhidos. Isto cria uma coesão gráfica e ajuda os seus vendedores a, subrepticiamente, propagar a imagem da empresa. Além disso, também pode incluir o logo em brindes de oferta – uma estratégia de marketing muito popular em eventos e acções de rua – para aumentar ainda mais este efeito.