Ama vs. Babysitters: qual é a diferença?

Os nossos compromissos pessoais e profissionais nem sempre são compatíveis com os horários dos nossos filhos. Portanto, não é raro as famílias terem de recorrer a profissionais para cuidar dos mais pequenos. Mas nem sempre os pais sabem onde procurar cuidadores profissionais, por isso hoje clarificamos a diferente entre ama e babysitter e o que pode esperar de cada uma.

Babysitter:

Geralmente, a babysitter faz um trabalho esporádico, quando os pais têm de se ausentar por qualquer motivo e as crianças não podem ficar sozinhas em casa. A babysitter desloca-se à casa da família e é paga segundo os honorários pré-definidos, que podem variar consoante o horário que pretende (dia/ noite/ fins de semana). Muitas vezes é um trabalho informal, sem qualquer tipo de contrato. Em alguns países, é comum os babysitters serem estudantes que precisam de ganhar algum dinheiro extra, por exemplo.

Ama:

O trabalho da ama é muito mais formal, pois é uma atividade regulada e prevista pela Segurança Social. Uma das principais diferenças é que ama recebe as crianças em sua casa, em vez de se deslocar à residência familiar. Outra diferença é que esta atividade está prevista para crianças até aos 3 anos, ou “até atingiam a idade de ingresso no pré-escolar”, enquanto que as babysitters podem tomar conta de crianças de qualquer idade, desde que os pais o considerem necessário.

Para abrir atividade como ama, precisa de:

– ter pelo menos 21 anos; 

– ter completado a escolaridade obrigatória;

– demonstrar, através de declaração médica, que tem boas condições de saúde (condição que se aplica a todas as pessoas que residem no mesmo domicílio);

– dispor de condições de higiene e segurança adequadas, incluindo espaços distintos para atividades lúdicas e para o descanso das crianças a cargo. 

O número máximo de crianças de que a ama pode cuidar é 4. Além disso, deve ser celebrado um contrato de prestação de serviços entre a ama e a família, o que é muito mais formal do que uma babysitter. No entanto, não há nenhuma tabela salarial pré-estipulada: o valor a receber deve ser decidido entre a família e a ama.

Agora que já conhece a diferença entre as duas, decida qual é a situação ideal para si e procure orçamentos para babysitters e amas na Fixando!

Procura ajuda noutra área? Veja o que temos reservado para si!

Fixando

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s